MENU

BUSCA

Maré alta provoca transtornos no Ver-O-Peso pelo segundo dia consecutivo

Vendedores, pedestres e condultores tiveram problemas diante do alagamento

João Thiago Dias

Pelo segundo dia consecutivo, a maré alta provocou alagamento na área do Ver-o-Peso, no início desta tarde de sexta-feira (22), em Belém. Dessa vez, não houve chuva neste horário, mas o transbordamento da maré, com nível atingindo 3.5m por volta das 13h32, foi suficiente para causar novos transtornos para feirantes, comerciantes, ambulantes, condutores e pedestres. 

Na avenida Portugal, próximo ao mercado do Ver-o-Peso, o trânsito ficou um pouco lento devido à dificuldade para locomoção na água. "Quem puder evitar este trecho nessa época, evite. Costumo frequentar o mercado porque trabalho com venda de açaí. Estou acostumado a ver essa agonia entre motoristas na inundação", contou o comerciante Manoel Júnior. 

Nas ruas Quinze de Novembro e Conselheiro João Alfredo, no Comércio, muitas lojas foram invadidas pela água. Alguns vendedores até brincaram com uma linha de anzol e fingiram que estavam pescando com um peixe de verdade nas mãos. Enquanto isso, outros comerciantes estavam com vassoura e rodo nas mãos para tentar escoar a água de dentro e de frente dos estabelecimentos.

Os vendedores ambulantes também tiveram dificuldades no fluxo de trabalho. O nível do alagamento chegou a alcançar a altura dos joelhos de um vendedor de DVDs e LPs. Um pedestre pediu carona no carrinho de um carroceiro para escapar da inundação. Já outra pedestre tirou as sandálias para conseguir se locomover com mais agilidade na rua cheia.

VER-O-RIO

Também houve alagamento na entrada do Complexo Turístico Ver-o-Rio, no bairro do Umarizal. A água tomou conta de boa parte da travessa Romualdo Seixas. 

"Áreas baixas e que sofrem influências de canais alagam nessa época de maré. Não tem para onde correr", comentou o pedestre Márcio Lima. 

PRÓXIMAS MARÉS

Neste sábado (23), há possibilidade de novos alagamentos. A Prefeitura Municipal de Belém divulgou, na última quinta-feira (21), alerta de risco alto para maré alta na madrugada (nível de até 3.6m às 01h54) e risco alto com coincidência de maré alta com chuva no período da tarde (nível de até 3.4m às 14h21).

Já domingo (24), há um alerta de risco moderado para a coincidência de maré alta com chuva de  madrugada. O nível da maré deve chegar até 3.4m às 02h36.

Agentes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal de Belém atuam de forma integrada em ações educativas e preventivas.

Belém