MENU

BUSCA

Manutenção de veículo: saiba quais cuidados tomar quando dirigir na chuva e em alagamentos

Deve-se manter em dia os serviços no carro e redobrar a atenção nas vias

Eduardo Rocha

Prevenção a situações no mínimo angustiantes e manutenção de veículos andam juntas quando se trata da temporada de chuvas em Belém do Pará. Por isso, vale a pena saber de algumas recomendações por quem lida diretamente com esse tipo de serviço. Até porque o contato com as águas provenientes da chuva nas vias públicas pode gerar uma despesa extra na faixa de R$ 60 mil, como ressalta Igor Rusef, diretor de oficina mecânica em Belém.

Ele observa que "o que o motorista deve se atentar, nesta época de chuva, são os alagamentos, desde verificar os locais por onde ele vai passar com alagamento, os locais nos quais ele estaciona, para fugir desse problema". Se o condutor do veículo não tiver outra opçao a não ser ingressar em uma via alagada, ele deve, por primeiro, verificar se aquele trecho está oferecendo condições mínimas de trafegabilidade, ou seja, se o trecho pode ser cruzado por veículos do porte do que ele está dirigindo, ou seja, precisa saber "a profundidade de onde você está passando, porque senão você pode ter um prejuízo absurdo".

VEJA MAIS 

Na temporada de chuvas na capital paraense, os serviços mais demandados em oficinas mecânicas abrangem conserto de motor (calço hidráulico - situação em motores a pistão, ocasionada por entrada de água ou acumulação de óleo no interior da câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das bielas). Outra situação demandada é a necessidade de se desmontar o carpete do carro diante do alagamento do veículo.

"Uma grande procura aqui é a questão das palhetas (parte com borracha no limpador de para-brisa) do veículo, a hidrorepelência (repelência à água) dos vidros que melhora a visibilidade nesta época de chuva", salienta Igor Rusef.

São imprescindíveis os cuidados com a iluminação do veículo, as palhetas e os pneus que tendem a derrapar mais nesta época do ano. Condutores devem atentar para vias com buracos e chegar periodicamente o estado dos pneus dos carros. "Pneu careca derrapa  muito mais que pneu novo", acrescenta Igor.

O diretor da oficina informa que, nesta época, no estabelecimento a demanda por serviços em veículos costuma dobrar em relação a outros meses do ano. Ele recomenda aos condutores de veículos, no período chuvoso: "Faça sempre a manutenção do veículo e redobre a atenção".

 

Belém