MENU

BUSCA

Mais de 1,6 mil madrugaram esta manhã para correr em meia maratona que celebra aniversário de Belém

Prova de rua abriu programação dos festejos da capital com mais de uma hora de percurso

Dilson Pimentel

Mais de 1.600 pessoas participam, na manhã deste domingo (12), da Meia Maratona de Belém. A largada, pontualmente às 5h30, ocorreu no Portal da Amazônia, no Jurunas. 

A largada foi única. Quando começou a competição, o tempo ainda estava escuro, como se fosse noite, e já havia chovido. A maioria dos participantes disputou os 21 quilômetros direto. E pouco mais de 200 optaram pelo revezamento com dupla - quando um atleta corre 10,5 quilômetros e o outro os 10,5 restantes. A chegada também vai ocorrer no Portal da Amazônia.

Essa é a primeira prova de meia maratona a ser realizada em Belém, destacou Bruno Sampaio, da organização da prova.  "É um presente pra Belém, que está completando 404 anos. Nós temos vários eventos de corrida de rua, por mês, porém Belém nunca havia sediado uma meia maratona com o nome da cidade de Belém", disse.

A corrida começa e termina em um dos cartões postais da capital paraense. Para garantir a segurança da prova, participam agentes da Guarda Municipal e da  Semob.

Ao longo do percurso três ambulâncias dão apoio. Os vencedores (os três primeiros colocados no masculino e feminino) recebem troféus, assim como a assessoria (equipe) que inscreveu mais atletas.

O primeiro colocado, Rosivaldo da Silva, o Bragantino, fez a prova em 1h10. Ele tem 42 anos e é de Bragança. Daí o apelido. Na chegada, o vencedor disse que a prova pode melhorar. Para ele, as próximas edições deveriam ter  premiação em dinheiro.

A realização da Meia Maratona de Belém é da Chip Belém, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Belém.

Belém