MENU

BUSCA

Saiba como recuperar um dos mais de 1.500 documentos perdidos nos Correios de Belém

Serviço da estatal é alternativa para quem perdeu um documento importante e não quer enfrentar filas para tirar a segunda via

O Liberal

Quase todo mundo já perdeu um documento importante e precisou tirar a segunda via. O problema é que, muitas vezes, o serviço é demorado e a pessoa pode ter que enfrentar horas de fila. Uma alternativa para quem passa por esta situação é o serviço de Achados e Perdidos dos Correios, que há mais de 30 anos encurta o tempo e reduz o custo da busca por documentos. Somente na Agência Central de Belém, no bairro da Campina, há 1.546 documentos aguardando a retirada dos proprietários.

Veja o que fazer para recuperar o documento

Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país. No site dos Correios, é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada. Para recuperá-lo, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade e pagar o valor de R$ 5,95 pelo serviço.

Apenas os proprietários ou seus representantes legais devidamente reconhecidos podem receber os documentos achados. Caso seja constatado que o documento perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que o mesmo seja enviado à agência mais próxima. Já os documentos não procurados pelos respectivos titulares, são devolvidos aos órgãos emissores.

Maioria dos documentos perdidos é de carteiras de identidade

Somente em 2020, os Correios receberam, em suas agências, mais de 94 mil documentos perdidos. Em anos anteriores, quando não havia isolamento social, a média era superior a 170 mil. Na agência de Belém, do total de 1.546 documentos encontrados, a grande maioria — 1.002 — é de carteiras de identidade, 218 são Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), e o restante são certidões e outros.

Balcão do Cidadão

Por meio da iniciativa Balcão do Cidadão, os Correios estão ampliando a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. De acordo com a companhia, trata-se de uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multiserviços, por meio da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.

Belém