MENU

BUSCA

Mais cinco pacientes do Amazonas foram cadastrados para receber atendimento médico em Belém

Seis pacientes já foram recebdos na capital paraense

Redação Integrada

Os pacientes do estado do Amazonas que foram acometidos pela Covid-19 continuam chegando à capital paraense para receber atendimento médico de urgência. As transferências foram iniciadas ainda na segunda-feira, 18, logo depois que o estado do Amazonas anunciou crise no abastecimento de oxigênio nos hospitais da localidade, que resultou em dezenas de mortes por asfixia.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que recebeu na terça-feira, 19, seis pacientes do Amazonas que foram direcionados para leitos de UTI no Hospital de Campanha do Hangar, em Belém. Nesta quarta-feira, 20, também foram cadastrados, e já tiveram as reservas confirmadas, outros 5 pacientes sem previsão de chegada confirmada.

O Amazonas registrou até o momento 115 transferências de pacientes que estavam hospitalizados em unidades de saúde e foram encaminhados para tratamento em hospitais dos estados do Acre, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Piauí, João Pessoa, Rio Grande do Norte, Pará e Goiás. As pessoas acometidas pela Covid-19 que precisaram de transferência foram trazidas para o Pará em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que foram adaptadas para esta finalidade. Todos os pacientes vieram com um acompanhante.

O governo do Pará por meio de nota afirmou que o hospital de campanha de Belém tem capacidade para até 420 leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram disponibilizados trinta leitos, sendo dez leitos de UTI e vinte leitos clínicos para receber a demanda do Amazonas.

Belém