MENU

BUSCA

Médicos Sem Fronteiras trazem programação cultural a Belém

Será uma exposição, a exibição de um filme e um seminário realizados entre os dias 31 de maio e 25 de junho

Victor Furtado

A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) traz a Belém uma programação cultural. Eventos que começam nesta sexta-feira (31), com o objetivo de mostrar o trabalho de quase 50 anos, nas áreas mais pobres e em algumas das situações mais trágicas da história. Tudo inédito na capital e totalmente gratuito. Será possível ter uma aula de humanidade e história de conflitos armados, desastres naturais e epidemias severas. E, talvez, encontrar mais pessoas aptas à missão do programa.

A partir das 9h desta sexta, será aberta a exposição "Da ação à palavra", no Teatro Estação Gasômetro. Há 15 fotografias que contam a história dos MSF. Entre os eventos que poderão ser revividos estão a guerra de Biafra, no final dos anos 1960, na Nigéria e crises como na Etiópia, Somália, Ruanda, Bósnia e Tchetchênia. Há momentos mais recentes, como as crises no Iêmen e no mar Mediterrâneo. A exposição fica até 25 de junho, de terça a domingo.

Ainda nesta sexta, a partir das 18h30, será exibido o filme "Fogo nas veias", um documentário sobre a quebra de patentes para medicações contra o vírus HIV. A exibição será na sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Pará (Sindmepa). Ao final, haverá um debate com especialistas paraenses e profissionais MSF.

No dia 1º de junho, das 9h às 13h, haverá a única atividade que requer credenciamento prévio: o primeiro seminário "Comunicando crises humanas". Será voltado a profissionais de comunicação e áreas afins, falando sobre a produção de conteúdo do contexto no qual os MSF costumam atuar. Haverá um talk-show, mediado pela jornalista Renata Ferreira, com dois profissionais do programa. E ainda, depoimentos das jornalistas Sônia Bridi (campo de refugiados da Uganda) e Patrícia Campos Mello (epidemia de ebola entre 2014 e 2016). Também será na sede do Sindmepa.

Pilar Magnavita, assessora de comunicação dos MSF, destaca que o programa tem de 40 mil a 45 mil profissionais atuando em todo o mundo. No Brasil, recentemente, duas situações tiveram o trabalho da organização: uma foi o crime ambiental da Vale em Brumadinho (MG). A outra é um projeto, em andamento, em Roraima, de atendimento a migrantes venezuelanos, nas áreas de saúde mental e e controle de doenças como sarampo e malária.

EXPOSIÇÃO DA AÇÃO À PALAVRA
31 de maio a 25 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Teatro Estação Gasômetro

FILME FOGO NAS VEIAS E DEBATE
31 de maio, das 18h30 às 20h30
Local: Sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Pará, na rua Boaventura da Silva, nº 999

SEMINÁRIO COMUNICANDO CRISES HUMANAS
1º de junho
Local:  Sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Pará, na rua Boaventura da Silva, nº 999  

Ananindeua