MENU

BUSCA

Lixo e entulho ocupam trechos da Djalma Dutra

MÁ EDUCAÇÃO - Moradores reclamam que os resíduos despejados irregularmente ocupam parte da calçada e prejudicam a vida de moradores e transeuntes

Redação Integrada de O Liberal

O depósito irregular de lixo doméstico e de entulho está prejudicando os moradores da Travessa Djalma Dutra no cruzamento com o Canal do Galo, no bairro do Telégrafo. O despejo de resíduos sólidos também ocupa parte da calçada, dificultando a passagem dos pedestres.

Para não passar pelo local, algumas pessoas caminham pela rua, correndo o risco de sofrer um acidente, já que é grande o fluxo de veículos naquela área. "Esse lixão aqui traz vários problemas", disse o aposentado Augusto Sérgio Ferreira Cardoso, de 65 anos, na manhã de ontem. "Primeiro, pelo odor, que é horrível. Segundo, a localização. Ele fica em cima de uma adutora da Cosanpa, que está com risco de quebrar e faltar água pra todos os moradores daqui".

O morador disse que o lixo atrai ratos e urubus, o que pode provocar doenças entre os moradores. "Também jogam bicho morto", acrescentou. Augusto lembrou, ainda, que o lixo é depositado bem ao lado de uma arena utilizada pela garotada para jogar bola. O aposentado disse que não há dia nem hora para o despejo irregular de material. "Todo dia eles jogam, toda hora", reclamou.

Ele contou que o despejo era feito do outro lado da rua, mas como os moradores do local colocaram plantas e arrumaram as cercanias, o lixo começou a ser atirado do lado oposto. "Só que isso traz doenças. A prefeitura coleta terça, quinta e sábado, mas na hora que termina de coletar, volta isso aí. Vamos nos reunir com os moradores, colocar uma placa, pra fazer uma limpeza. Isso é coisa de pessoas que não têm o compromisso de viver na limpeza", afirmou. Um outro morador comentou que, do outro lado da Travessa Djalma Dutra, no mesmo perímetro, entre o Canal do Galo e a Travessa 14 de Março, os garis não recolhem o lixo de três casas.

Em nota, a Secretaria de Saneamento (Sesan) disse que a coleta de lixo domiciliar naquele trecho da cidade é feita regularmente, mas o local se tornou um ponto crítico de descarte de lixo. 

Belém