MENU

BUSCA

Limpeza e drenagem dos canais de Belém são prioridades durante a Operação Inverno 2022

Iniciativa teve início nesta quinta-feira (10) e contará com um efetivo de mais de 760 trabalhadores para desobstruir os esteiros da capital

Camila Azevedo

A continuidade da limpeza e drenagem dos canais são as prioridades da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) durante a Operação Inverno 2022, serviço que tem como objetivo diminuir os impactos dos alagamentos na cidade. A iniciativa teve início na manhã desta quinta-feira (10), lançada simbolicamente no canal da avenida Generalíssimo Deodoro, e todos os 65 esteiros da capital devem receber a retirada de resíduos.

Historicamente, Belém atravessa diversos problemas de alagamentos, principalmente durante as fortes chuvas que já começaram a cair na cidade. No início da segunda semana de novembro, inclusive, a capital entrou em alerta vermelho para precipitações intensas. A desobstrução dos canais e o controle das comportas quando a maré está cheia fazem parte das medidas de controle que a Sesan tem desenvolvido. 

VEJA MAIS

Ivanise ressalta, ainda, que um dos focos da Sesan é em projetos de macrodrenagem onde não tem esse tipo de serviço. “Há um déficit muito grande na cidade. Essa manutenção faz com que tenha concentração de água, mas assim ela escoa mais rapidamente”, completa. 

Operação Inverno 2022

São 768 trabalhadores e 66 máquinas, como escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, guindastes hidráulicos, guindastes americanos e caçambas trucks para compor o efetivo da operação. Apesar disso, alguns canais contam com pouca estrutura para receber o uso de materiais sem causar danos na estrutura, como pontua o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

“Muitos canais não comportam o uso de máquinas, de dragas. Então, é um trabalho manual. Mas onde é possível usar máquinas sem criar problemas, serão usadas”, afirma o prefeito Edmilson Rodrigues.

O gestor municipal marcou presença para conferir o processo e avaliar o método de trabalho. “A crise climática é real, a catástrofe se anuncia e nós estamos lutando contra isso. Pedimos perdão, em algumas áreas o problema é um pouco mais grave. Porém, com os relatórios da Defesa Civil, nos conforta que as chuvas têm sido muito fortes, coincidindo com marés altas e esse ano o sequer o Ver-O-Peso alagou”, finaliza.

Belém