Inverno ainda não chegou a Belém, diz meteorologia
Apesar do tempo fechado na capital, período chuvoso só chegou para sul e sudeste do Pará
No Pará, o período chuvoso já está estabelecido nas regiões sul e sudeste. Porém, o “inverno amazônico” ainda não chegou à capital e demais regiões do Estado. É o que afirma o 2º Distrito de Meteorologia (2º Disme) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Belém.
Para o Inmet, o comportamento atual do sistema meteorológico que influencia estas semanas o clima no Pará pode levar a certa confusão, mas a chuva que atualmente cai no Estado ainda não é definitiva. Porém, ela deve se estender até o próximo dia 12 de dezembro, e tem previsão de grande volume de chuvas no Estado.
Ainda assim, esse mês de novembro foi o mais chuvosos em 30 anos, estima o Inmet. Só na Região Metropolitana de Belém (RMB), já se superou em mais de 100% os 118 milímetros estimados como marca pluviométrica média dos últimos 30 anos: já se alcançou os 240 mm na Grande Belém.
NUVENS: TEMPERATURA CAI
As chuvas dessa semana advém, em especial, da Zona de Convergência do Atlântico Sul - ou zona de umidade - uma grande faixa de nuvens que envolve mais de cinco mil quilômetros, em paralelo à linha do Equador.
Segundo o coordenador do Inmet, o meteorologista Raimundo Abreu de Souza, até 12 de dezembro, choverá bastante no Estado. “As exceções são Bragança e Viseu, e regiões aos redores desses municípios, que terão chuvas em forma de pancadas”.
Como um todo, o Pará terá diminuição nas temperaturas máximas de 3º a 5ºC graus. Na Região Metropolitana de Belém (RMB) a temperatura vai diminuir entre três a cinco graus em alguns dias. A máxima será de 29ºC a 31º, nos dias totalmente nublados. Mínima de 22º a 24º.