MENU

BUSCA

Ilhas de Belém ganham unidade de saúde fluvial para atendimentos de ribeirinhos

A nova Unidade Básica de Saúde Fluvial homenageia o médico Camillo Vianna e percorrerá as ilhas com vários serviços preventivos

Fabyo Cruz / O Liberal

Com objetivo de atender as comunidades que moram na região das Ilhas de Belém, a prefeitura do município inaugurou, nesta segunda-feira (17), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Camillo Vianna. A inauguração contou com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues, do secretário de Saúde, Maurício Bezerra, representantes de outras pastas e membros da Família Vianna.


A UBS Fluvial percorrerá a região das ilhas de Belém, oferecendo, além do atendimento em atenção básica, o rastreamento de doenças prevalentes como tuberculose, hanseníase e HIV.  Ações de educação em saúde e abordagens comunitárias também serão realizadas. A inauguração integra o projeto Rede Belém de Saúde nas Comunidades, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Edmilson Rodrigues afirmou que a entrega da Unidade de Saúde Fluvial faz parte das comemorações oficiais pelo aniversário de 406 anos de Belém, comemorado neste mês, e ressaltou a sua importância às comunidades ribeirinhas. “Além de desenvolver as atividades na área, a UBS Fluvial também terá relações com outras políticas municipais, inclusive, as de assistência como a Funpapa. Estaremos visitando as comunidades ribeirinhas de várias ilhas, que nunca tiveram acesso ao sistema de saúde pela dificuldade de locomoção para o centro de Belém”, disse o prefeito.

Maurício Bezerra, titular da Sesma, destacou que a UBS Fluvial ampliará a cobertura de atendimentos de saúde da Prefeitura de Belém. O secretário informou que todos os serviços de uma Unidade de Saúde serão realizados na embarcação e explicou como funcionarão os atendimentos: “A UBS Fluvial vai cumprir, em dez dias, um trajeto que envolve o Combu e ilhas adjacentes. Obrigatoriamente, a embarcação precisará passar por dez dias de manutenção em um mês, porém a intenção é que neste período seja utilizada como Unidade Básica de Saúde”.

A UBS Fluvial Camillo Vianna possui: seis consultórios médicos; um odontológico; laboratório; sala de coleta de exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU); sala de vacinação; lavanderia; refeitório; cozinha; farmácia; central de esterilização; além de seis camarotes de alojamentos com seis vagas para tripulantes e 20 vagas para profissionais de saúde que atuarão na UBS.

Familiares do médico, professor e ambientalista Camillo Martins Vianna, considerado um dos grandes defensores da Amazônia, falaram sobre o sentimento da família pela homenagem ao familiar que dá nome à UBS e ao legado que ele deixou à sociedade. O ecologista nascido em Belém, em 14 de abril de 1926, faleceu na capital paraense, aos 93 anos, em 10 de setembro de 2019.

“Não é só um sentimento de orgulho, mas de realização de uma preocupação que meu avô teve em vida com as comunidades ribeirinhas, as mais carentes e afastadas de Belém. Nos anos 70 e 80, ele reunia alunos dele, do curso de medicina da UFPA, alugava embarcações e juntos iam até essas comunidades, porque ele sempre dizia que o meio ambiente não era só as plantas, mas também os caboclos, as pessoas que habitam nesses lugares”, recordou Flávio Vianna, neto do homenageado.  

Belém