MENU

BUSCA

Igrejas centrais da Grande Romaria passam por reparos para o Círio

Serviços são executados na Catedral Metropolitana e na Basílica Santuário

Eduardo Rocha

Para realçar ainda mais a fé dos paraenses em Nossa Senhora de Nazaré nos eventos do Círio 2022, a transcorrer neste domingo (9), na retomada da Grande Romaria em formato original presencial, a Catedral Metropolitana de Belém e a Basílica Santuário de Nazaré passaram por uma programação de serviços. Ainda nesta sexta-feira (7), logo cedo, sairá a Imagem Peregrina no Traslado para Ananindeua e Marituba. Já  no  sábado (8) pela manhã, ocorrerá a Descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória para a frente do Altar-mor da Basílica Santuário. À tarde, será a vez da a Trasladação, com a Imagem Peregrina da santa padroeira sendo conduzida pelos fiéis a partir do Colégio Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré, centro de Belém, em direção à Catedral. No trajeto, a procissão passará ao lado da Basílica Santuário e Praça Santuário.

No domingo (9), a missa do Círio será celebrada às 6 horas, na frente da Catedral, na presença do Clero. Em seguida, por volta das 7 horas, sairá a procissão dos devotos e fiéis pelas ruas do centro de Belém, tendo como destino a Praça Santuário, situada em frente à Basílica Santuário. Esses eventos, além de outras procissões e momentos da Quadra Nazarena, têm como referência a Basílica Santuário e a Catedral Metropolitana. Daí, a importância dos preparativos nesses dois templos da Arquidiocese de Belém.

Serviços

Na Basílica Santuário, em Nazaré, é executada a pintura geral do templo e da lojinha Lírio Mimoso, ao lado do templo. Internamente, é providenciada a limpeza geral de imagens e instalações. Foi também feita a lavagem da Basílica Santuário, entre outras ações objetivando a arrumação do espaço para a festividade do Círio de Nazaré. Os serviços têm sido realizados de forma a não interromper a visitação de devotos na igreja, o que é intenso nestes dias que antecedem a Grande Romaria, e outras atividades da Igreja Católica no local.

Já na Catedral Metropolitana, no bairro histórico da Cidade Velha, como repassou a Arquidiocese de Belém, " a Catedral passa por pintura externa desde setembro; neste primeiro momento, foi finalizada a fachada e o prazo de conclusão total será de mais três meses". Dessa forma, a fachada e outras instalações desse templo recebe os últimos preparativos para os eventos do Círio de Nazaré deste ano em sua edição de nº 230.

O cura da Sé, cônego Roberto Cavalli, explicou que, em parceria com o Governo do Estado, a Catedral Metropolitana de Belém está passando por pintura externa. "Já fizemos a primeira parte, que é a pintura da fachada, para o Círio. Em seguida, como uma segunda etapa, será feita a pintura das laterais e do fundo da igreja. Essa pintura visa revitalizar o patrimônio histórico para que esteja em conformidade com a que foi feita do Complexo Santo Alexandre", observou o cônego Roberto.

Belém