MENU

BUSCA

HPSM do Guamá começa a atender a população com nova estrutura

A capital paraense conta com mais três hospitais (HPSM Mário Pinotti, no Umarizal; o Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico, no Marco; o Hospital Geral de Mosqueiro).

Redação Integrada

O Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira (HPSM), no bairro do Guamá, em Belém, começou a atender a população nesta segunda-feira (2), desde as 8h. De acordo com a Prefeitura Municipal de Belém, moradores do bairro e do entorno receberam um hospital totalmente reformado e ampliado, tudo dentro do padrão exigido pelo Ministério da Saúde.

O HPSM do Guamá foi reinaugurado no dia 4 de fevereiro e conta com ampliação do número de leitos de 68 para 93, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ampliada com dez leitos, novos equipamentos e tomografia. Um novo anexo foi construído para garantir a expansão da UTI e demais setores, todos com novas instalações e sistemas elétricos, hidrossanitários e de gases substituídos.

Cerca de 700 servidores do PSM do Guamá, que estavam lotados no Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme durante a reforma, retornaram às atividades nesta segunda-feira, no novo ambiente de trabalho.  

Com a abertura do hospital, os atendimentos na UPA Terra Firme foram suspensos para que a unidade passe por reparos de sua estrutura, limpeza e desinfecção para recebimento de uma nova equipe assistencial por meio de uma Organização Social (OS) em até 15 dias. Com isso, todos os atendimentos que eram feitos na UPA, assim como todas as equipes que atuavam na unidade foram transferidas para o PSM do Guamá.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Belém, para dar suporte no atendimento de urgência e emergência da população, a Unidade Municipal de Saúde do Guamá passará a funcionar 24h.

A doméstica Sara Pessoa, de 30 anos, foi a primeira a receber atendimento para o filho dela. “Hoje meu filho teve uma convulsão e vim logo aqui no hospital. Fomos muito bem recebidos e ele já fez toda a medicação. O PSM de antes não se compara com o hospital de hoje. Está totalmente diferente e muito mais confortável”, relatou.

De acordo com a diretora do HPSM, Iracilda Pinheiro, o espaço vai oferecer atendimento humanizado e de qualidade à população. “Trabalhamos para que seja feito com toda a segurança para os pacientes e, acima de tudo, humanizado. O hospital está com equipes treinadas para este diferencial no serviço de saúde de Belém”, contou a diretora, que já atuou na urgência do Pronto Socorro Mário Pinotti (Umarizal).  

A capital paraense conta, atualmente, com mais três hospitais (HPSM Mário Pinotti, no Umarizal; o Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico, no Marco; o Hospital Geral de Mosqueiro) e uma ampla rede conveniada de estabelecimentos públicos e privados.

Belém