MENU

BUSCA

Hospital das Clínicas oferece residência médica em parceria com a Google

Aulas online começaram na segunda-feira (06) com “Metodologia Científica e Epidemiologia”

Redação Integrada

A partir de uma parceria com a empresa Google, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna  passa a oferecer um módulo teórico de residência médica para mais de 60 médicos. As aulas online começaram na segunda-feira (6), com “Metodologia Científica e Epidemiologia”, disciplina obrigatória para todos os residentes de medicina. A FHCGV foi a primeira instituição na modalidade hospital escola na região Norte a migrar para a plataforma.

As residências médicas da Fundação Hospital de Clínicas têm uma carga horária de 5.760 horas, com 80% de atividades práticas e 20% de aulas teóricas. O calendário de aulas geralmente começa em março, porém este ano as atividades teóricas precisaram ser suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. As atividades práticas continuaram sem interrupções. 

A determinação de colocar em dia o calendário de aulas teóricas, levou o gerente de Ensino e Pesquisa da FHCGV, Haroldo Koury, juntamente com sua equipe, a montar um grupo de trabalho envolvendo o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), a Secretaria Acadêmica e a Coordenação de Residência Médica (Coreme), numa construção conjunta de um ambiente virtual que possibilitasse as aulas online.

A ideia, frisa Haroldo Koury, surgiu da necessidade de colocar os módulos teóricos das residências médicas em dia. “Como o hospital tem uma parceria com a Google, nós vamos usar essa ferramenta a nosso favor, vamos usar a tecnologia da sala de aula a distância, e oferecer ao nosso residente a possibilidade de fazer o módulo teórico. As avaliações serão feitas com o mesmo rigor e a mesma estrutura de planejamento acadêmico, com atividades, e módulos ao vivo com o professor numa sala virtual”, pontua Koury.

Para as aulas teóricas de residência médica o aluno precisa ter uma conta de e-mail no Google, o que lhe dará acesso ao ambiente virtual criado pela gerência de Tecnologia da Informação. Será utilizada a ferrament Google Classroom.

Residência
Desde 2014 o hospital oferece 11 programas de residência médica credenciados na Comissão Nacional de Residência Médica, com o acompanhamento de coordenador, vice coordenador, supervisores e preceptores.

Esses programas estão divididos nas seguintes especialidades médicas: Psiquiatria, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Área Básica, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardiovascular, Clínica Médica, Nefrologia, Medicina Intensiva, Urologia e Hemodinâmica. As bolsas são financiadas pela Secretaria de Estado da Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde.

Belém