MENU

BUSCA

Hospedagem para o Círio tem 70% de reservas confirmadas

Procura por vagas em meios de hospedagem ainda aumentará, segundo sindicato

Redação Integrada

De acordo com levantamento do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Pará (SHBR), 70% das reservas nos meios de hospedagem em Belém e Ananindeua, para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, estão confirmadas, e a tendência é de que até os dias principais da festa (Trasladação e Círio, em 12 e 13 de outubro) a demanda chegue a 92% no mínimo. Alguns estabelecimentos de hospedagem na rota das procissões deverão atingir a 100% de ocupação. 

A confirmação de 70% das reservas em meios de hospedagem (como hoteis, hostels e outros) apresenta-se na mesma média registrada em 2018, como informou o assessor jurídico do SHBR), Fernando Soares. A entidade reúne 80 meios de hospedagem na Grande Belém. "A tendência dessa procura por hospedagem por ocasião do Círio é de aumentar,, até porque o brasileiro deixa tudo para a última hora", observou. 

Tradição

Por causa de crise econômica no País nos últimos anos, a movimentação dos clientes para com o setor, no período do Círio, ganhou um outro perfil. Fernando Soares relatou que, anteriormente, os clientes chegavam a Belém para se hospedar por cinco  a seis dias. No entanto, hoje em dia, a permanência se dá por um período de três a quatro dias, no período das procissões.

Um grupo de 120 pessoas, vindas da Região Nordeste do Brasil, como relatou Fernando Soares, chegou à capital paraense na madrugada de sábado, véspera do Círio, no ano passado. O grupo hospedou-se e foi, em seguida, para a Romaria Fluvial. Depois, acompanhou a  motoromaria e, na sequência, a Trasladação. No domingo, bem cedo, foram para o Círio de Nazaré. Retornaram ao hotel e, logo depois, regressaram para o Estado do Piauí.

"Os turistas predominantes são nacionais. Além de pessoas de outros estados que vêm para o Círio, tem muita gente que chega e se hospeda proveniente do interior do Pará", declarou Fernando Soares. Na avaliação dele, a procura elevada por hospedagem em Belém e Ananindeua por ocasião do Círio é provocada, basicamente, por se tratar de uma festa tradicional. "Tem o apelo da fé; o turismo religioso é muito forte no País e dá sempre uma resposta positiva para o setor", afirmou.

Desde fevereiro e março,  meios de hospedagem na Região Metropolitana de Belém mantêm mala direta com agências e grupos de viagens oferecendo serviços relacionados ao Círio de Nazaré. Como efeito desse trabalho, há reservas feitas com antecedência para a festa maior do povo paraense. Os meios de hospedagem investem no marketing, oferecendo preços promocionais, camisetas e brindes.

Quem também não abre mão de estratégias de marketing são os bares e restaurantes. Na semana do Círio, principalmente, são oferecidos serviços diferenciados ao público a preços promocionais e com atrativos diversos.  E na Trasladação e no Círio,  muitos vendedores informais ganham as ruas de Belém para comercializar pratos típicos da região, como a maniçoba, pato no tucupi e outras iguarias. O almoço do Círio é um dos atrativos da festa em homenagem à santa padroeira da Amazônia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belém