MENU

BUSCA

Grande Coleta de Emaús percorrerá onze bairros de Belém no domingo

Dezenas de voluntários estarão nas ruas para arrecadar as doações da população

João Thiago Dias

Neste domingo (29), das 8h às 17h, caminhões com dezenas de voluntários vão percorrer as ruas de Belém, durante o Dia D da 46ª edição da Grande Coleta do Movimento República de Emaús, que apresenta o tema “Emaús Rumo aos 50 anos: Nenhum direito a menos!”. A ação busca sensibilizar a população, a partir de temas que envolvem problemáticas sociais, e arrecadar doações que serão utilizadas para financiar projetos e atividades que atendem aproximadamente 650 meninas e meninos.  

A concentração será no estacionamento do estadio do Mangueirão, na avenida Augusto Montenegro. O percurso inclui os seguintes pontos: conjuntos Maguari, Satélite e Pedro Teixeira, no Coqueiro; conjunto Tapajós, no Tapanã; travessa Barredos, em Icoaraci; conjunto Costa e Silva, no Souza; conjuntos Gleba I, II e III, Médici I e II, Euclides Figueiredo e Mendara I, na Marambaia; conjuntos Marex e Providência, em Val-de-Cans; e nas travessas Timbó, Vileta e Humaitá, na Pedreira. 

A Grande Coleta de Emaús arrecada itens como roupas de cama, mesa e banho, roupas em geral, móveis, louças, eletrodomésticos, eletrônicos e brinquedos. Não serão recebidas fitas VHS, pilhas, baterias, sofás sem condições de uso, vidros, ou qualquer material poluente. Os objetos arrecadados ajudarão na manutenção e sustentabilidade das ações desenvolvidas pela organização. 

De acordo com o coordenador do Emaús, José Maria da Costa, a comemoração dos 50 anos será um momento de conexão com a sociedade mediante a mensagem em prol da criança e do adolescente. "Saindo para a sociedade nos caminhões, damos a oportunidade para que as pessoas façam um gesto concreto doando materiais que possam ser reutilizados nos nossos bazares, que geram recurso investido em musicalização, esporte, teatro, profissionalização, defesa jurídica das crianças que tiveram seus direitos violados", explicou. 

"O Emaús quer reforço para apoiar esse trabalho que tira as crianças da rua, da ociosidade. É uma forma de abrir portas que estão fechadas em bairros periféricos. Mais do que arrecadar objetos, nossa vontade é levar essa mensagem para a sociedade abraçar, seja com a causa do Emaús ou de outra instituição que tenha essa missão", acrescentou Zé Maria, que reforçou que, independentemente da grande coleta, quem quiser pode ligar para agendar doação, por meio do número (91) 4141-0457.

Emaús

A história de defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Pará está intimamente ligada à trajetória de trabalho do Movimento República de Emaús, que há 48 anos realiza diversas atividades de educação, arte educação, educação profissional e esporte para que meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social tenham a oportunidade de transformar suas vidas.  

O Emaús é uma instituição sem fins lucrativos com sede na cidade de Belém, à Rua Yamada, 17, no bairro do Bengui. Atualmente, as atividades estão divididas em seis projetos, compostos por cursos e oficinas diversas.

Belém