Grande Belém registra temporal com ventos de 60 km/h e chuva na faixa de 35 milímetros
Moradores ficaram assustados com os efeitos da chuva nas vias e casas. Uma árvore de médio porte caiu na Rua Sexta, no bairro da Marambaia
Uma chuva torrencial, com cerca de 35 milímetros, trovões e ventos na faixa de 60km/h atinge a Região Metropolitana de Belém, na tarde desta terça-feira (5). O temporal assusta os moradores nos bairros, sobretudo, nas periferias da cidade, com relação a alagamentos de vias, destelhamento de casas e outros transtornos. O período de instabilidade no clima já era esperado por especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão entre 200 e 300 milímetros no acumulado do mês.
No bairro da Marambaia, o temporal atrelado a ventania derrubou uma árvore de médio porte na Rua Sexta, próximo à Rua da Marinha. Com o vegetal caído no chão e ocupando parcialmente um lado da pista, o trânsito da região passou a ficar mais lento, e motociclistas e veículos passaram a disputar espaço no local para conseguir transita na via de mão dupla. A queda do vegetal também levou uma parte da fiação elétrica, mas a rua não chegou a ficar sem energia.
Em nota, a Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que levou uma equipe no local, com o Corpo de Bombeiros, para desobstruir a pista. “A árvore que tombou está localizada em terreno pertencente à Marinha (área particular). A Secretaria informa ainda informa que estão sob responsabilidade da secretaria apenas vegetais localizados em locais públicos”, acrescentou no comunicado.
VEJA MAIS
Outra cena também chamou atenção dos moradores no bairro do Umarizal, em Belém. Um vídeo começou a circular na internet mostrando o momento em que pessoas aproveitam para tomar banho no canal da Antônio Baena, próximo à Universidade da Amazônia (Unama). O canal, já conhecido por problemas de transbordamento, encheu rapidamente devido à intensa chuva que atingiu a região até o início da noite.