MENU

BUSCA

Gordura no fígado: saiba como evitar a doença relacionada ao consumo de alimentos gordurosos

Prevenção à enfermidade inclui a prática regular de exercícios físicos

O Liberal

Em geral, o paraense não dispensa comidas gordurosas e com açúcares, como coxinha, unha de caranguejo, pastel, churrasco, vatapá e maniçoba. Mas é preciso tomar muito cuidado com o excesso desses petiscos e iguarias, para não ter complicações como a gordura no fígado. Por isso, apostar nas frutas e verduras, além de praticar exercícios físicos é fundamental. O alerta nesse sentido é feito pela médica hepatologista Deborah Crespo, que observa um crescimento de casos no Brasil, inclusive, no Pará. 

VEJA MAIS

"Isso porque eu sei que esses alimentos fazem mal à saúde a longo prazo; a gente vê muito isso no curso (universitário) que a alimentação está envolvida com todo processo de doença, e, então, a gente tem que se alimentar bem para evitar doenças a longo prazo, de diversos tipos, como o câncer, vários problemas de saúde", enfatiza. Por isso, como frisa, ele preza por se alimentar bem e por praticar musculação.

Como evitar o acúmulo de gordura no fígado

O crescimento de casos casos se dá em virtude de fatores associados como obesidade e diabetes, mas pode ser evitado. Confira as dicas:

  • Deve-se evitar alimentos com açúcares e carboidratos;
  • Necessidade de equilíbrio alimentar e prática regular de atividade física;
  • Tratamento pode incluir dietas com redução ou restrição de carboidratos e atividade física regular.
Belém