MENU

BUSCA

Forro do Museu do Estado do Pará cai nesta madrugada. Governador fará visita ao local.

Governador tirou o dia para visitar obras inacabadas ou com problemas

Redação Integrada, com informações da Agência Pará

Parte do forro de estuque do salão Pompeano, no Museu do Estado do Pará (MEP), desabou na madrugada desta sexta-feira (25). Em 2016, um laudo emitido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apontou inúmeros riscos no prédio, inclusive de desabamentos de elementos decorativos, por conta de infiltrações. O incidente desta sexta acabou quebrando uma mesa histórica usada (na época) para declarar a adesão do Pará à independência, em 1823.

O prédio onde funciona o Museu do Estado do Pará, o chamado Palácio Lauro Sodré, foi projetado pelo arquiteto bolonhês Antônio Landi, em 1762, e entregue 10 anos depois, para servir de sede e moradia dos governadores e capitães generais do Pará. A última reforma feita na centenária edificação foi em 2008. Por conta do desabamento, o local deve ficar fechado, deixando em funcionamento apenas a parte administrativa.

No início da tarde, o governador Helder Barbalho fará uma visita ao local. Ele segue uma agenda de visitas a obras inacabadas ou abandonadas pela gestão estadual passada. Principalmente as que prejudicam a continuidade de serviços nas áreas da saúde e cultura.

O primeiro compromisso foi em Castanhal, onde Helder vistoriou as obras do Hospital Regional, iniciadas em 2014 e que até agora não foram concluídas. De Castanhal, o governador voltou a Belém, para visitar o galpão onde funciona o almoxarifado de materiais de expediente e mobiliário da Secretaria de Estado de Saúde Publica (Sespa). Localizado na Avenida José Bonifácio, o espaço apresenta precárias condições de uso e estrutura.

Belém