MENU

BUSCA

Fila de caminhões em ciclofaixa da Arthur Bernardes expõe ciclistas a riscos

Veículos se concentram em via irregular na rodovia para abastecer no terminal Miramar

Tainá Cavalcante

Ciclistas estão sendo expostos a riscos diariamente na rodovia Arthur Bernardes, mais precisamente na altura do Terminal Petroquímico de Miramar, no bairro do Telégrafo, em Belém. Isso porque a ciclofaixa, que deveria ser reservada somente às bicicletas, fica frequentemente tomada por caminhões-tanque que param na via para abastecer.

"Essa história é antiga. Todo santo dia esses caminhões estão parados aqui", afirma o ciclista Pedro Leal, de 27 anos, que trabalha e mora nas redondezas e precisa passar diariamente no local. "Eles ocupam mais de 50% do espaço que a gente tem pra passar. É um absurdo", denuncia.

Segundo Pedro, em alguns dias, o problema é ainda maior. "Esses aí estão até bons, porque deixam um espaço pra gente. Tem vezes que eles pegam toda a pista. Não sobra nada. Atrapalham a ciclovia completamente. Aí, a minha única opção é me subemeter ao risco", conta, ao lembrar de uma vez em que quase sofreu um acidente por causa da situação.

“Teve um dia que eu estava indo e o rapaz estava vindo e tinha uns cinco caminhões, um atrás do outro. Não tinha como desviar. Na mesma hora vinha carro. Como a gente estava indo de encontro um ao outro, quase que teve um acidente, porque não tínhamos o que fazer", relata.

"A minha única opção é me submeter ao risco"

O eletricista Pedro Ribeiro, de 54 anos, também acumula histórias de risco quando o assunto é o tráfego na Arthur Bernardes. "A ciclofaixa é pra gente, mas sempre tá ocupada", garante Ribeiro, ao admitir que "o jeito é correr risco mesmo". "Eu fico com medo, né? Mas a gente tem que trabalhar, vai fazer o que?!", questiona, acrescentando que "a gente, como ciclista, só pode parar, olhar, tomar cuidado, prestar atenção, tentar desviar, mas não tem muita opção, não".

POSICIONAMENTO

A Redação Integrada de O Liberal entrou em contato com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) que informou, por meio de nota, que o órgão “mantém agentes em rondas diárias ao longo da avenida Arthur Bernardes, especialmente às terças-feiras, dia da novena na Igreja de Perpétuo Socorro”. Ainda segundo a secretaria, “a via também é rota constante do grupamento de agentes de trânsito ciclistas, uma equipe responsável exclusivamente pela fiscalização nas ciclofaixas, orientando pedestres e ciclistas e autuando condutores que trafegam ou estacionam no espaço que deve ser uso exclusivo da bicicleta”.

Vale lembrar que estacionar veículos em ciclofaixa é considerado uma infração grave, cabendo multa no valor de R$ 195,23, cinco pontos na habilitação e outras penalidades.

Ananindeua