Festival de Iemanjá comemora 48 anos de celebrações religiosas nesta quinta-feira
Os festejos começam com uma romaria até a Ilha de Outeiro
Na noite de quinta-feira (07), será realizado o Festival de Iemanjá, em Belém. O evento religioso e cultural completa o 48° aniversário e, como comemoração, serão feitas programações durante a festividade, a partir das 19h. Os festejos começam com uma romaria até a Ilha de Outeiro. Os interessados podem ir até a concentração na Aldeia Amazônica, localizada na avenida Pedro Miranda com travessa Lomas Valentina, às 18h.
O festival volta após uma pausa de três anos, em razão da pandemia de covid-19 e também por conta de problemas na Ponte de Outeiro. A festa é organizada pela Federação Nacional dos Cultos Afros Umbandistas do Brasil (Fenacab). Os organizadores estimam que o público da concentração chegue a 50 mil pessoas.
VEJA MAIS:
Durante a concentração, será realizada um miniritual da religião umbandista, no horário das 20h, durante a concentração da romaria. A proposta é um ato solene para o público geral que não vai para o distrito de Outeiro. Logo em seguida, o deslocamento da romaria será iniciado às 21h, com destino à Praia Grande.
O percurso começa na avenida Pedro Miranda, seguindo para a travessa Dr.Freitas. Depois, a romaria segue para a avenida Centenário, passando pela avenida Augusto Montenegro. Em seguida, segue pela estrada da Maracacuera, Distrito Industrial, estrada de Outeiro até chegar à Praia Grande, local do evento.
Serviço
48° Festival de Iemanjá - Romaria
Concentração: Aldeia Cabana, entre avenida Pedro Miranda e travessa Lomas Valentina
Horário: a partir das 18h
Saída: 21h
Percurso: avenida Pedro Miranda, travessa Dr.Freitas, avenida Centenário, avenida Augusto Montenegro, estrada da Maracacuera, Distrito Industrial, Estrada de Outeiro e Praia Grande.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de João Thiado Dias, coordenador de Atualidades)