MENU

BUSCA

Faculdade de Farmácia da UFPA entrega mais de 100 litros de álcool gel a hospitais

Foram 212 frascos ao todo, sendo 93 litros para os hospitais universitários e mais de 27 litros para a Fundação Santa Casa de Misericórdia

Victor Furtado

Alunos e professores da Faculdade de Farmácia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), entregaram os primeiros lotes do álcool gel que vinha sendo produzido na instituição. Ao todo, foram 212 frascos, somando mais de 100 litros do produto que tem faltado em todo o país, desde o início do agravamento da pandemia de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2). A entrega foi feita na sexta-feira (27), aos hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB), Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e á Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

A produção do material começou no dia 24 de março, usando materiais do estoque do Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito). As fórmulas seguiram a segunda edição Formulário Nacional de Farmacopeia Brasileira, que foi revisado e editado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto é liderado pelos professores José Otávio Carréra, Roseane Ribeiro e Mauro Sérgio Marques. Conta com alunos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF).

Para o complexo hospitalar da UFPA, que reúne o HUJBB e o HUBFS, foram entregues 162 frascos, sendo 72 de um litro e 90 de 240 ml. O João de Barros Barreto é uma das referências no tratamento de casos graves de covid-19. Como a Santa Casa de Misericórdia tem alunos da UFPA em estágio e também é referência na pandemia, a Reitoria da universidade autorizou o fornecimento de 50 frascos de álcool em gel, sendo 20 recipientes de um litro e 30 de 240 ml.

Todos os rótulos das embalagens contêm informações sobre a composição do produto, modo de uso e precauções, além de dados do laboratório responsável pela produção. São informações técnicas oficiais e obrigatórias. A Editora da UFPA fez a identidade visual dos rótulos.

Nos próximos dias, o LTFito passará por uma rigorosa higienização, seguindo as normas sanitárias e técnicas. Enquanto isso, garante o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, a Pró-Reitoria de Administração trabalha para adquirir realizar a aquisição de mais insumos para os próximos lotes do produto. O objetivo principal do projeto é atender ao complexo hospitalar universitário, em tempos de desabastecimento de álcool gel. Quando possível, como foi feito com a Santa Casa de Misericórdia, outras demandas públicas serão atendidas.

Belém