MENU

BUSCA

Enem 2023: prova de Geografia exige atenção à interdisciplinaridade e compreensão de temas sociais

Entre as habilidades essenciais para uma boa prova, compreensão e interpretação dos conceitos são de suma importância, conforme apontam professores da disciplina

Gabriel Pires

Trazendo para debate questões como globalização e, até mesmo, o clima, a prova de Geografia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer dos candidatos uma compreensão do mundo atual a fim de relacionar com os fenômenos sociais, além de associar com outras discussões nas demais disciplinas da área de Ciências humanas e suas tecnologias. Entretanto, a Geografia abrange diversos conceitos que demandam uma preparação de estudo estratégica. Entre as habilidades essenciais para uma boa prova, compreensão e interpretação dos conceitos são de suma importância, conforme apontam professores da disciplina. 

O tempo é um fator chave durante a preparação, como lembra o professor de Geografia, Leudes Sarges. Devido à gama de conteúdo que a disciplina abrange, um roteiro de conteúdo é um dos passos essenciais no dia a dia dos candidatos. Tudo isso definindo e reservando um período dedicado aos estudos. Leudes lembra, também, que é importante conciliar os estudos com as demais tarefas do dia a dia, já que hábitos comuns da rotina são importantes também para evitar uma sobrecarga.

“Quanto mais a gente economizar e otimizar o nosso tempo nos estudos, vai ser muito rentável. Então, depois dele [o aluno] conseguir organizar o seu tempo, anotar, sincronizar isso em uma agenda, também quais tarefas cotidianas, com seus horários de estudo, também vai ser muito importante. Ele vai desenvolver, a partir daí, o hábito de cumprir aqueles horários, de cumprir aquela agenda e vai ajudar muito ele na preparação para o Enem”, destacou Sarges.

A interdisciplinaridade, assim como nas demais áreas do Enem, também deve ser um fator de atenção dos alunos, segundo o professor de Geografia Antônio Carvalho. “A disciplina de Geografia é versátil e permite relacionar vários conteúdos com tópicos de História, Sociologia, Filosofia e até disciplinas de outras áreas do conhecimento, como Biologia e Física. Portanto, é preciso dominar os principais tópicos e estar bem informado”, apontou Antônio. 

“A Geografia é disciplina que une as ciências da natureza com as humanas. Ela permitiu os avanços do século XIX e fez com que chegássemos aos dias de hoje. Como consequência, ela também está por trás da economia e da política. A leitura acerca das bases históricas para compreensão do mundo atual e manter-se sempre atualizado são fundamentais para um bom desempenho na prova de Geografia”, completou Carvalho.

Estratégias

Uma dica que pode ser eficaz na memorização do conteúdo é a produção de resumos como os temas ministrados na sala de aula. O professor destaca que uma preparação adequada ajuda no controle da ansiedade e do nervosismo no dia da prova, enfatiza o professor. É importante que os estudantes “escrevam bastante. Escrever faz bem. O resumo, a síntese dos conteúdos ajuda muito no que diz respeito à memorização, à aprendizados e, principalmente, à compreensão”, detalhou o professor.

De acordo com Leudes, se ater e discutir temas cotidianos e da atualidade também é importante no processo de preparação para a prova. “O aluno pode compartilhar com os amigos, os colegas, os pais, os professores e esses temas que estão saindo na televisão sobre a guerra da Ucrânia, a tensão no sudeste asiático, envolvendo a Coréia. Quando o aluno se mantém atualizado, ele ganha conteúdo e acaba sendo aquele aluno que vai tá saindo na frente”, frisou. 

Por estudar o espaço geográfico, além da relação entre a sociedade e o meio, diversos conceitos podem ser cobrados, considera Leudes. Isso tudo enfatizando nas relações sociais, econômicas, políticas e, até mesmo, culturais. “Temas como meio ambiente, urbanização, industrialização, espaço agrário no mundo e no Brasil e globalização são assuntos muito recorrentes, principalmente nas últimas edições. E por serem assuntos muito recorrentes esses assuntos precisam ter uma atenção”, afirmou Leudes.

“Se eu falar especificamente do meio ambiente, sem dúvida nenhuma, é o assunto chave do Enem, por se tratar de um assunto em nível global que vem sendo debatido amplamente no mundo. Seja nas conferências, nos congressos, nas universidades, dada a exploração de recursos naturais e a interferência do homem que tem causado profundos problemas, impactos que têm atingido a natureza como um todo”, enfatizou. 

O espaço geográfico também é pauta no Enem, conforme cita o professor Antonio Carvalho. “Geografia é a ciência que estuda o espaço e a relação que ele possui com o ser humano. Vale destacar que, além desses tópicos importantes, existem também cinco temas atrelados a eles, que são: Território e Localização; Lugar; Interação Humana com o Ambiente; Movimento; e Região”, declarou Antônio.

“Na Geografia, as habilidades relacionadas a compreensão, interpretação, comparação e análise dos fenômenos sociais e ambientais contidos em específico nas competências 2, 4 e 6 da prova de Humanas do Enem, que tratam da representação espacial e movimentos humanos, desenvolvimento tecnológico e relações homem x natureza, respectivamente, merecem atenção especial por parte dos candidatos”, finalizou Carvalho.

Aposta em temas chaves para o Enem 2023

  • Questões ambientais 
  • Modernização da agropecuária 
  • Globalização e tecnologias
  • Urbanização mundial
  • Dinâmica demográfica 
  • Conflitos étnicos recentes 
  • A estrutura da terra e a litosfera
  • Climas e hidrografia mundial 
  • Cartografia 
  • Aspectos gerais do Brasil

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Belém