MENU

BUSCA

Encontro reúne cerca de 250 guardas da retaguarda da Berlinda de Nazaré

Reunião neste domingo (25) foi conduzida pelo reitor da Basílica, padre Francisco Assis

Valéria Nascimento

Enquanto os estudantes faziam a redação, cerca de 250 guardas de Nossa Senhora de Nazaré, estavam concentrados no salão principal do Centro Social de Nazaré, na manhã deste domingo (25).

Vice-coordenador da 'Guarda', Álvaro Couto informou que o encontro tratava-se de uma manhã de espiritualização específica para o grupo que acompanha a berlinda, o principal carro das romarias por conduzir a imagem da padroeira dos paraenses.

"A gente tem uma ideia de força na retaguarda, né, mas a gente tenta colocar que precisamos fazer o nosso trabalho com o olhar para o fiel que está ali. Então é fazer o isolamento, com a força no braço e o coração suave, para as pessoas externarem a fé, os pedidos", disse Álvaro Couto,

A programação especial para os guardas que atuam no entorno da berlinda começou às 9h, e seguiria até às 11h. Houve leitura da Palavra, cânticos, e momentos de reflexão.

"A gente hoje está com o padre Assis (reitor da Basílica de Nazaré, Francisco Assis Maria de Oliveira), ele é o nosso presidente e está fazendo uma pregação para que nós possamos, todos, fortalecer a nossa fé", disse Couto.

Ele afirmou, ainda, que os guardas têm condutas a serem respeitadas. "É preciso ter claro que a gente, guarda, tem de ter obediência numa estrutura deste tamanho que é o Círio", acrescentou Álvaro Couto.

Ele informou que 500 homens estão habilitados para a equipe de retaguarda da berlinda, alguns, por motivos de trabalho, entre outros, não conseguiram participar da reunião neste domingo. 

Belém