MENU

BUSCA

Em Belém, encontro discute os rumos e desafios da educação no Brasil

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com a Seduc, entre os dias 12 e 15 deste mês

O Liberal

A partir da próxima segunda (12) até quinta-feira (15), Belém recebe o Conselho Nacional de Educação (CNE) para realização do encontro itinerante com autoridades do segmento para imersão e debate dos rumos da educação no Brasil. O encontro, que conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será no Hotel Princesa Louçã, bairro da Campina. Na terça-feira (13), às 10h, o evento contará com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho.​​

“Estamos apoiando esse encontro do CNE para fortalecer a presença do Estado no debate da educação nacional. Não podemos ficar para trás, nossos profissionais da educação básica e do ensino superior precisam ser valorizados e ouvidos. Receber o CNE ao longo de toda essa semana marca mais um avanço para a educação pública do Pará”, explicou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

VEJA MAIS

Prefeitura de Belém anuncia convocação de aprovados em concurso da Semec
A convocação dos concursados, aprovados em certame realizado em 2020, era uma das principais reivindicações até mesmo de partidários de Edmilson Rodrigues.

Sisu 2023.2: confira calendário disponível do Sistema; veja data de inscrição
O Ministério da Educação (MEC) ainda não publicou o cronograma oficial do Sisu 2023, no Diário Oficial da União, porém as datas já podem ser consultadas no portal Acesso Único, que é o site oficial do Sisu

Pará deve receber R$ 406 milhões para retomada de obras federais em educação
Outros R$ 10 milhões devem ser investidos ainda este ano em projetos de sustentabilidade nas escolas. Investimentos integram a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, lançada nesta segunda-feira, em Belém

A reunião ordinária do Conselho Nacional de Educação, em Belém, discutirá os desafios da educação especial, o impacto do ensino médio no futuro dos jovens, a rotina e necessidades da educação básica no “chão da escola”, além de estabelecer maior relacionamento com as universidades do Estado do Pará, entre outros temas essenciais.

O evento conta com as contribuições de autoridades especializadas em educação com amplo alcance em debates nacionais e internacionais, como Luiz Roberto Liza Curi, presidente do CNE; senador Flávio Arns, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do senado federal; Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Katia Smole, presidente do Instituto Reúna; Henrique Paim, da Fundação Getúlio Vargas, entre outros.

Sem professores, turmas da Escola Ayrton Senna estão sem aulas, dizem denunciantes
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que o quadro de professores está sendo reformulado para atender a todas demandas

Porto Futuro ganha 50 árvores e Helder Barbalho anuncia educação ambiental nas escolas
As iniciativas fazem parte da programação do ‘Junho Verde’, que é intensificada com o recente anúncio da COP 30 em Belém.

O Pará terá representantes como Maria Iracilda da Cunha Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA); Clay Anderson Chagas, reitor da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e integrantes do Fórum de Instituições de Educação Superior e de Pesquisa do Pará (Fiespa).

Na lista cabem ainda Nelson de Souza Júnior, pró-reitor de Extensão da UFPA e presidente do Fórum de Extensão da Região Norte; Fabricio Medeiros Alho, pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Pará (IFPA); Gisele Seabra Abrahim, coordenadora de Graduação e Extensão do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e Ima Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Governo anunciará pacote de mudanças na Educação Pública pensando na COP 30
A chamada ‘Política Pública de Educação para o Meio Ambiente’ prevê desde a inclusão da educação ambiental na grade curricular da rede estadual até a destinação de repasses financeiros nas escolas para práticas de sustentabilidade.

Sobre o Conselho Nacional de Educação

O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente ligado ao Ministério da Educação (MEC). Entre suas principais atribuições está a representação contínua dos interesses sociais nas tomadas de decisões do Governo Federal. O CNE é responsável por auxiliar o MEC na formulação de políticas públicas educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular estabelecida em 2017.

Belém