MENU

BUSCA

Eleições 2022: Belém terá reforço na frota de ônibus do próximo domingo, diz Semob

Reforço será para garantir o acesso de eleitores aos locais de votação

Camila Guimarães

Belém terá reforço na frota de ônibus no próximo domingo, dia 2 de outubro, devido ao primeiro turno das eleições de 2022conforme informou a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A medida foi anunciada na manhã desta quarta-feira (28), como parte da Operação Eleições 2022 da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

Segundo o coordenador de trânsito da Semob, Antônio Quingosta, a maioria das empresas que prestam o serviço de transporte público em Belém diminui a quantidade de ônibus aos domingos, com relação ao quantitativo que roda durante a semana. Entretanto, no primeiro turno das eleições de 2022, a situação deve ser diferente:

"No domingo geralmente essa frota diminui, mas neste domingo, por ser atípico, vai haver o aumento da frota que é para propiciar que o eleitor consiga chegar aos locais de votação", afirma.

VEJA MAIS

Policiamento ostensivo com 7.422 militares reforça o primeiro turno das eleições no Pará
De acordo com informações do Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar (PM), cada local de votação terá, no mínimo, dois policiais de prontidão

Domingo de eleições terá operação especial de segurança em todo o Estado
Cerca de 8 mil agentes das forças de segurança farão parte do efetivo distribuído entre os municípios paraenses

A Semob não divulgou, em números, a quantidade ou percentual de veículos que devem rodar na cidade no próximo domingo, mas a proposta é que o número se equipare ao mesmo dos outros dias da semana.

Trânsito pode sofrer alterações durante as eleições

inda segundo as informações do coordenador de trânsito da Semob, Antônio Quingosta, o trânsito em Belém pode sofrer algumas mudanças temporárias durante o próximo domingo, em virtude das eleições. Os dois pontos em risco de sofrer interdição até agora partem de uma solicitação do próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Eleições 2022: saiba qual é a ordem de votação e como fazer 'colinha' dos números
Ao todo, serão 16 números que cada cidadão deve ter em mente antes de apertar a tecla "confirma"; saiba como será ordem

Mudança de local de votação: Mais de 5,8 mil eleitores de Belém vão votar na UsiPaz Cabanagem
A maioria desses eleitores é de 13 seções da 73º zona eleitoral e votava na Escola Municipal João Carlos Batista

"Dois pontos que o TRE solicitou a presença da Semob para possível interdição de trânsito, se houver necessidade: próximo ao prédio sede do TRE, na João Diogo, onde nós vamos estar com duas equipes no local que vão avaliar a necessidade de interdição da via no domingo; e no prédio da Pirajá, que é o Núcleo de Atendimento ao Eleitor, também se houver necessidade", explica.

Operação Eleições 2022

A Operação Eleições 2022 é realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e integra diversos órgãos de segurança para atuar de modo ostensivo e preventivo ao longo do próximo domingo, 2 de outubro.

Portaria da Polícia Civil estabelece lei seca no Pará durante as eleições; entenda
Medida que proíbe a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas vale para o primeiro e o segundo turno

Pode votar de bermuda? Às vésperas das eleições, pergunta cresce nas buscas
Nas redes socias, o TRE esclareceu estas e outras dúvidas dos eleitores, com a lista de proibições e permissões para as eleições 2022

A operação inclui agentes da Polícia Militar (PM), Civil (PC) e Científica (PCP), além do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e departamentos de trânsito municipais, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e de Grupamentos Aéreos e Fluviais da Segup.

Belém