MENU

BUSCA

Domingo apresentou maior circulação de pessoas em praças e ruas

Apesar das recomendações muitos belenenses saíram de casa na manhã deste domingo, 29

Lucas Costa

A manhã deste domingo (29) teve um aumento moderado de movimento em alguns pontos de Belém. Mesmo com a recomendação para evitar aglomerações, por conta do risco de contaminação pela covid-19, foi possível observar grupos de pessoas em espaços de lazer coletivos, além de filas em locais de venda de comida sem distância segura entre os indivíduos.


A Praça Batista Campos teve um aumento de movimento em relação ao domingo anterior. Na manhã deste domingo foi possível observar pessoas praticando exercícios físicos, passeando com animais, e também realizando passeios em grupos no local. Crianças e idosos estavam entre o público que frequentava a praça, e poucos utilizavam máscaras de proteção.
Fábio Franco, que trabalha como vendedor de coco na praça há nove anos, disse que o movimento deste domingo foi maior que o anterior, mas não chegou a dobrar. O quiosque de Fábio é um dos poucos em funcionamento na praça. Ele explica que houve uma queda na venda, já que a quantidade de visitantes caiu. Sobre os quiosques fechados, ele explica que há certo receio entre parte dos comerciantes, e alguns optaram por não reabastecer seus pontos, por medo de prejuízos com a baixa das vendas.
Alguns restaurantes da cidade, que agora podem operar apenas em delivery ou entrega na porta do estabelecimento, acompanharam um crescimento de movimento em relação ao último domingo. Um local que já praticava venda de comidas apenas para retirada e delivery, localizado na Av. Duque de Caxias, teve um aumento de vendas em relação a semana anterior, mas sem atingir a normalidade.
No local, apenas funcionários utilizavam máscaras e luvas de proteção. Uma fila de espera se formava para retirar os pedidos; no entanto, não havia o respeito à distância segura de um metro entre indivíduos para evitar contaminação pela doença, tampouco uso de máscara de proteção pelos clientes. Idosos também estavam entre as pessoas da fila.
Já em uma churrascaria localizada na mesma rua, que voltou a operar na sexta-feira (27), havia pouco movimento. Clientes chegaram a tentar entrar no local, mas foram alertados quanto ao novo funcionamento, e que só poderiam retirar suas refeições para levar para casa. Funcionários utilizavam equipamentos de proteção, e disseram esperar um aumento nas vendas nos próximos dias.

Belém