MENU

BUSCA

Dia de Finados: 20 mil pessoas devem passar pelo cemitério Santa Izabel; necrópole está lotada

Em todos os cemitérios de Belém, a estimativa total de público passa dos 50 mil visitantes, após dois anos de pandemia e visitações restritas

Dilson Pimentel

A movimentação no cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, em Belém, começou cedo na manhã desta quarta-feira (2), Dia de Finados. Por volta das 7h30, já havia muita gente visitando os túmulos de entes queridos. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas na necrópole pública da capital, como estima a Prefeitura de Belém. Vários comerciantes celebram o movimento.

O aposentado Valter Santos, 79 anos, estava na sepultura onde estão enterrados os corpos da mãe e de duas irmãs. Ele disse que, por causa da pandemia, não fazia essa visita há dois anos. "Sinto saudades da minha mãe (Josefa). Ela faleceu em 1991. E, em vida, fez muito por mim", afirmou ele, que mora na Cidade Velha.


LEIA MAIS SOBRE O DIA DE FINADOS EM BELÉM

O acesso ao cemitério ocorre tanto pela entrada principal, na avenida José Bonifácio, quanto pelos fundos do cemitério, na avenida Barão de Mamoré. Há guardas municipais dentro do cemitério para garantir a segurança dos visitantes. No entanto, muitos reclamam de sujeira e abandono das sepulturas.

Belém