MENU

BUSCA

Detran pede prorrogação para adoção das placas em modelo Mercosul

Novo emplacamento visa facilitar a identificação dos veículos nos países que compõem o Mercosul

Redação Integrada

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) solicitou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a prorrogação do prazo para implantação das placas no modelo Mercosul no estado. Até o momento, os proprietários de veículos que passarão pelo primeiro emplacamento, realizarem a mudança de condutor ou por vontade, devem adotar essa resolução do Conselho Nacional de Trânsito até o dia 31 de dezembro. Esse é o prazo para que todas as unidades federativas disponibilizem as placas padrão Mercosul para os proprietários. 

Em nota, o Detran informou que, recentemente, o Superior Tribunal de Justiça permitiu que os Detrans dessem prosseguimento aos processos administrativos sobre o assunto. "Em razão do processo licitatório iniciado com a finalidade de dar cumprimento às resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) ainda não ter sido concluído, o Detran/Pa solicitou ao DENATRAN a prorrogação do prazo de implementação das placas do modelo Mercosul para 1 ° de Março de 2019", diz a nota. 

O objetivo do novo padrão é garantir mais transparência e segurança para os veículos, com base na integração de informações com os órgãos responsáveis pela fiscalização e segurança. As novas placas irão facilitar a identificação dos veículos nos países-membros do Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. 

No Norte, o Amazonas é o único estado que já adotou esse padrão. Dário Souza, presidente da Cooperativa dos Taxistas Duque de Caxias (Cooperduque) afirma que o assunto não está sendo muito divulgado, mas concorda com o novo padrão de placas. "Acredito que o novo emplacamento tratá apenas benefícios para os motoristas que devem fazer a mudança, contudo, o prazo é curto. Essa integração entre os países é excelente", afirma. 

Belém