MENU

BUSCA

Descarte de sapatos e sandálias em via pública é registrado no bairro do Marco

O caso foi registrado na manhã desta quarta-feira (3). A Sesan disse que enviará uma equipe da aplicação do código de posturas, para aplicar um aviso de infração ao responsável

O Liberal

Vários sapatos e sandálias foram encontrados em via pública, na manhã desta quarta-feira (3), na travessa Alferes Costa, próximo da avenida Romulo Maiorana, bairro do Marco, em Belém. No registro feito pelo Grupo Liberal, é possível ver calçados de diversos tamanhos e estilos em meio a caixas de papelão e até uma nota fiscal que, inclusive, possui endereço entre o amontoado do que parece ser uma mercadoria.

Sonho dos Pés: rede de lojas que danificou sapatos antes do descarte em Belém se justifica
Sapataria Sonho dos Pés alega que houve uma falha no processo de descarte e que medidas internas serão tomadas

Sonho dos Pés: representante da loja conta que sapatos não tinham condições de serem doados
“O que eu fico triste é que eu e a minha equipe estamos sendo atacadas”, diz supervisora da empresa nas redes sociais

Ao que indica, os calçados estaria novos, mas sem um par. Algumas pessoas tentaram procurar para ver se achavam os dois lados do mesmos de um sapato descartado, porém não encontraram nada. O trabalhador de um restaurante próximo alegou que o material foi descartado na noite de terça-feira (2), mas ninguém viu nada. Imagens de câmeras de segurança de residências próximas podem ajudar a localizar o responsável.  

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que vai enviar uma equipe da aplicação do código de posturas, para aplicar um aviso de infração contra a pessoa por trás do delito.

 Sesan comunicou também que, de acordo com a Lei 9.605, artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato.

O órgão municipal de Saneamento informa também que disponibiliza o Zap-Entulho, serviço gratuito, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. O serviço pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no WhatsApp: 91 98499-0059. 

A Sesan solicita à população que contribua com essa fiscalização e, ao observar o descarte irregular de entulho em local indevido, entrar em contato imediato com a Sesan ou Prefeitura de Belém por meios das redes socias.

Sonho dos Pés

Em março do ano passado, uma situação bem parecida aconteceu no bairro de Nazaré. Um morador denunciou a sapataria Sonhos dos Pés por descarte de produtos. Apesar de estarem em aparente bom estado, os produtos foram cortados e danificados antes do descarte, para que não pudessem ser usados.

No vídeo, o rapaz fala da “indignação” que sentiu ao ver a caixa “abarrotada” de sapatos, possivelmente de coleção antiga. “Para eles jogarem fora, eles destruíram uma caixa toda de sapatos, detonaram, para outras pessoas não virem aqui pegar, sei lá, revender. Eles podiam ter doado esse sapato”, diz Nícholas Schuh.

O caso gerou grande repercussão e a publicação chegou a ser compartilhada pelo Padre Julio Lancellotti, que agradeceu Nícholas por denunciar “tamanha atrocidade em Belém do Pará”.

Belém