MENU

BUSCA

Cursinho municipal leva discussão sobre a Adesão do Pará para a sala de aula

Mais de 600 alunos participaram da aula sobre o assunto nesta quinta-feira de feriado

Cleide Magalhães

Mais de 600 alunos do projeto Pré-Vestibular Municipal de Belém, da Prefeitura de Belém, participaram nesta quinta-feira (15) da minimaratona de História, Física e Química. A data, feriado alusivo à Adesão do Pará à Independência do Brasil, foi oportuna para o professor de História do Brasil, que levou o tema, esquecido por muitas pessoas, para discussão em sala de aula.

“Temos que lembrar que quando falamos em adesão do Pará à Independência temos que mostrar a distância que existia entre o Grão-Pará e o restante do Brasil. A independência não foi acatada por todos em que todos iam se beneficiar e o Grão-Pará estava distante na forma da geografia e política. Por isso que, em um primeiro momento, o Pará não aderiu. Então houve todo um processo, que não foi pacífico, para que o Pará fizesse parte do Brasil. Na verdade, falamos adesão do Pará à independência, mas eu comento que, na verdade, é adesão do Pará fazendo parte do Império Brasileiro”, explica o professor Antônio Pantoja, que leciona a disciplina há 20 anos.

Sobre a aula no feriadão, o professor diz que o cursinho está em contagem regressiva para as provas de vestibulares e é necessário otimizar todo tempo possível. “O feriado, teoricamente, é um dia de descanso para todos nós, mas também é um dia de colocar alguns temas em dia. Aproveitamos para detalhar alguns assuntos e itens que em um dia de aula dita normal não seria possível”, afirma Pantoja.

A aluna Élida Leão, 17 anos, que visa uma vaga no curso de Contabilidade, não perdeu a oportunidade de aprender um pouco mais. “Não dá pra ficar em casa no feriado sabendo que tem aula. Descanso para mim só no ano que vem mesmo. A aula sobre Adesão do Pará à Independência foi muito interessante, porque é um feriado só nosso e é importante saber, até por questão de repertório cultural e saber quando alguém perguntar”, diz a estudante.

“Faltam menos de 80 dias para as provas do Enem. Temos experiência com aulas especiais, aos finais de semanas e feriados, e nossos aulões, que propiciamos nas vésperas da prova, para fecharmos com chave de outro toda a preparação que inicia em março. Existimos desde 2015 e obtemos sucesso em aprovação acima de 70% dos nossos alunos dentro e fora do Estado”, destaca o professor Luiz Carlos Oliveira, coordenador geral do Pré-Vestibular Municipal de Belém.

Mais informações aqui e aqui.

Belém