MENU

BUSCA

Crianças e adultos fazem festa por doces no Dia de São Cosme e Damião

A promesseira Maria do Carmo Vilhena entrega os dosces há 39 anos no bairro da Pedreira

Bruna Lima

Há 39 anos a aposentada Maria do Carmo Vilhena, 71, cumpre a promessa feita à São Cosme e Damião de  distribuir doces para crianças do bairro da Pedreira. Uma fila gigantesca se forma todos os anos em frente ao seu ponto comercial, localizado na travessa Perebebuí, para a entrega das guloseimas.

Na tarde desta quarta-feira (27), as crianças ficaram eufóricas durante os preparativos para a distribuição dos doces. Maria do Carmo diz que a tradição começou em decorrência da gestação complicada de um dos filhos, Wadson Marinho, 39. Ele nasceu em agosto e, alguns dias depois, no mês de setembro - dia de São Cosme e Damião - Maria deu início à promessa.

VEJA MAIS

Os Santos

Os Santos Cosme e Damião, que eram irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d.C. Crê-se que foram médicos, e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados na fé. Na Igreja Católica eles são celebrados no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário, e no dia 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário. Nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, também são festejados em 27 de setembro.

A festa no Brasil ocorre em 27 de setembro, nas religiões afro-brasileiras é neste dia que se celebra o orixá Ibeji, uma entidade infantil que costumeiramente é sincretizada com São Cosme e São Damião, com distribuição de saquinhos de doces às crianças.

Belém