MENU

BUSCA

Covid-19: procura por vacinas para crianças de 3 a 5 anos movimentou unidade de saúde em Belém

Capital paraense ainda é o único município da região metropolitana que começou nova etapa de imunização

Camila Guimarães

Nesta segunda-feira, 18, Belém deu início a uma nova fase no processo de imunização contra a covid-19, ampliando a vacinação para crianças de três a cinco anos de idade. Este público pode receber doses pediátricas da Coronavac, divididas em duas aplicações, com intervalo de 28 dias. Outros municípios da Região Metropolitana de Belém ainda aguardam o posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) para iniciar a imunização nessa faixa etária. Segundo a Sespa, o Estado pretende iniciar a vacinação ainda essa semana com os imunizantes que já tem em estoque.

VEJA MAIS

Taís conta que nem ela, nem o filho chegaram a ficar doentes por causa do novo coronavírus, mas que já conheceu pessoas vacinadas que se infectaram e não desenvolveram quadros graves da doença. Por isso, ela tem certeza de que a vacinação salva vidas:

 “As vacinas são nossa prevenção. Meu pai, por exemplo, teve poliomielite quando ele era criança, porque não existia ainda a vacina contra a paralisia infantil quando ele nasceu. Hoje em dia já tem. Quando você vê que a vacina tem o poder de prevenir doenças absurdas, as pessoas precisam ter consciência e se vacinar”, afirma.

Outra mãe que garantiu o início do esquema vacinal para a filha foi a pedagoga Carla Maués. Ela se diz satisfeita de não ter que esperar o próximo aniversário da filha, Ana Lis, de quatro anos, para que ela possa se vacinar contra a covid-19. “A gente já estava esperando essa oportunidade há muito tempo. Eu mesma sou vacina, desde que lançaram a vacina, eu não pensei duas vezes em tomar”.

Carla explica que a filha já convive com uma doença respiratória, além de morar com os avós, que são idosos e grupo de risco para a covid-19. Por essas razões, a vacinação dessa nova faixa etária veio em boa hora, considera Carla:

“A Ana Lis tem rinite alérgica, o que já era razão para a gente se sentir mais inseguro. 
Por isso, eu evito certos ambientes com ela e sempre que saímos, é com máscara e álcool. Ainda mais agora, que os sintomas são muito parecidos com os de uma gripe normal, a gente nunca sabe qual doença pode estar levando para casa”.

Além do benefício direto à saúde, a imunização também vai permitir que Ana Lis volte às aulas presenciais: “Eu sou professora, sei como é o dia a dia na escola. Então eu me sentia insegura de mandar a Ana Lis, por isso eu não coloquei ela na escola ano passado. Ela estudou em casa. Mas esse ano ela vai voltar para a escola e vai voltar imunizada, graças a Deus”, comemora Carla.

A vacinação de crianças de três a cinco anos contra a covid-19 está disponível em todas as salas de vacinação de Belém, tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), quanto nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém estima que mais de 30 mil crianças nessa faixa etária devem ser vacinadas com a primeira dose contra a covid na capital.

 

Serviço:

Vacinação de crianças entre 3 e 5 anos contra a covid-19

Locais: todas as salas de vacinação de Belém (UBS e USF)

Horário: de segunda a sexta-feira, de 8h a 17h.

Esquema vacinal: duas doses de Coronavac com intervalo de 28 dias.

Belém