MENU

BUSCA

Comunidade em Águas Lindas celebra São José

Pai de Jesus foi homenageado durante procissão em Belém

O Liberal

A comunidade católica Sagrada Família e diversos moradores do bairro de Águas Lindas, em Belém, participaram de uma procissão em homenagem a São José no fim da tarde deste domingo (19).

A festividade iniciou na Paróquia da Comunidade Sagrada Família e rumou para a Paróquia São José dos Verdejantes, no mesmo bairro.

Para o pároco Rafael Soares, um dos responsáveis pela festividade, celebrar São José é importante para lembrar a importância que Deus dá para a figura do pai na vida dos humanos.

"São José era um homem do silêncio. E não por ser omisso, mas porque esperava o tempo de Deus para ajudar a sua família a verdadeiramente dar respostas para os desafios que enfrentamos na vida. Precisamos sempre ter essa atenção, esse silêncio de São José para ajudar os nossos, pois, quem silencia, ouve melhor", reflete.

É a primeira festividade da comunidade enquanto paróquia e Soares se disse muito agradecido por contar com a ajuda dos moradores do entorno. Ele, que é recém-chegado a Belém, afirma que tem se sentido muito bem recebido. 

Luciléa Lobo foi uma das coordenadoras da festividade e vê na história de José uma inspiração para todos os líderes familiares. “Espero que ele possa nos inspirar cada vez mais na nossa caminhada", afirma. 

Já Maria do Carmo é dona de casa e se tornou devota de São José recentemente. Segundo ela, só o fato dele ser pai de Jesus Cristo já é motivo suficiente para admirá-lo.

"Ele teve Jesus como filho adotivo e desde que conheci a história dele, o venero. Rogo sempre a São José por minha família e todas as famílias. Ele foi muito obediente a Deus, não deixou Maria. Ele tem uma história maravilhosa", diz. 

História

Natural da cidade de Nazaré, na Galileia, ao norte do que é atualmente Israel, José era uma espécie de carpinteiro, focado em trabalhos braçais.

Apesar dos estudiosos não entrarem em consenso sobre a tradução da profissão de José (poderia ser um artesão ou um fabricante), até hoje ele é tido como padroeiro dos carpinteiros na tradição católica.

Embora não seja um dos protagonistas dos relatos compilados na Bíblia, as páginas do livro sagrado costumam o descrever como justo, sereno e silencioso.

Os textos cristãos narram que um anjo explica a ele que Maria estaria grávida do Espírito Santo. Ele aceita essa situação e, portanto, aceita o papel de pai adotivo de Jesus Cristo. 

Mesmo contemplado desde os cristãos mais antigos como santo, a data comemorativa em tributo a ele, 19 de março, foi oficializada apenas em 1621, sob o papa Gregório 15.

Belém