Como viajar sem se preocupar com a segurança da casa no final de ano? Especialista responde

Com as férias e comemorações pela passagem de ano, quem viaja precisa estar atento para evitar problemas

Cleide Magalhães
fonte

Com a chegada das férias e das festas de fim de ano, muitas famílias aproveitam o tempo para viajar e usufruir do tempo de lazer e descanso. Algumas chegam a ficar um mês fora de casa. Mas, antes de sair, diversos cuidados são necessários para evitar furtos e roubos nos imóveis. Além disso, há medidas que podem prevenir casos de curto-circuito e até incêndios enquanto a família está fora do lar.

Marcelino Frota Vieira, mestre em Direito e especialista em Direito Penal, Defesa Social e Segurança, afirma que medidas preventivas e proativas com ajuda das tecnologias na área da segurança privada podem ajudar a organizar e preparar a moradia para esse período em que a pessoa está fora de casa.

“Para quem puder é importante acoplar câmeras no próprio celular, para ver em tempo real as áreas de acesso à moradia de qualquer lugar em que a pessoa esteja por meio de filmagens, que são passadas da casa para o celular. É uma tecnologia que não é muito cara, mas é preventiva e proativa”, frisa.

Outro ponto para ajudar na segurança e ainda tradicional é verificar alguma pessoa de efetiva confiança para visitação na casa uma veza ao dia ou pelo menos uma vez na semana. “Precisa ser de confiança para ajudar com visitação na casa. Ainda assim, as entradas da casa devem ser reforçadas, principalmente na parte extremamente de fora e também aquelas residências que têm muro com acesso às ruas principais. Pois sabemos que hoje existem muitas facilidades com o uso de chaves mestras e com chaves que modificam a abertura de cadeados”, alerta Vieira, que é professor do curso de Direito na Universidade da Amazônia.

A eletrificação de cercas logo acima do muro também pode ser utilizada. Mas ele frisa que ela só pode ser empregada se for de acordo com a Lei Orgânica do Município e bem superior a dois metros de altura, já que existe limite para evitar acidentes ou mortes.

INCÊNDIO

Nesse tempo de férias, não somente os casos de roubos e furtos podem envolver os imóveis enquanto as famílias estão fora, mas também situações que envolvem problemas possíveis de acidentes ou incêndios.

“É importante também verificar se não há fio descascado na casa e desligar todos os aparelhos das tomadas. O ideal mesmo é desligar o próprio registro de energia da casa. Pois, caso ocorra um curto-circuito, a pessoa está longe da residência e não vai poder operar para evitar um incêndio”, afirma.

Ele destaca que nem sempre é válido deixar a lâmpada ligada dentro da casa, para tentar sinalizar que existe alguém lá e, assim, distrair possíveis criminosos. “Deixar a luz ligada pode provocar um curto-circuito e isso não garante efetivamente que vai trazer segurança. Se houver possibilidade da energia elétrica de dentro da casa ficar desligada e a energia externa ficar ligada, é a melhor solução”, reitera.  

Para evitar escalonamento de pessoas pelo telhado das casas, a orientação é colocar concretos armados na edificação do imóvel. “Elas são peças de concreto já montadas e não precisa levantar o pé direito a mais no telhado. É uma situação que envolve gasto e trabalho, mas quando se fala em segurança não se fala em gasto, mas em investimento. É mais uma prevenção proativa para evitar as chances dos danos”, explica Marcelino Frota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM