Comidas juninas sem glúten, leite e açúcar garantem dieta especial em Belém
Alimentos como bolo de milho, arroz-doce e mingau de milho podem ser adequadas para o paladar e a necessidade de cada um
Alimentos como bolo de milho, arroz-doce e mingau de milho podem ser adequadas para o paladar e a necessidade de cada um
A época junina é conhecida pelas comidas típicas do mês de junho, como mingau de milho, bolo de milho, bolo de macaxeira, arroz-doce, bolo podre, entre outros. Apesar de serem quase que irresistíveis, essas comidas acabam sendo evitadas por algumas pessoas, seja por estarem em alguma dieta específica, por intolerância ou sensibilidade alimentar. A nutricionista Jamile Barros, de Belém, explica que é possível saborear essas comidas tomando todos os cuidados para não quebrar a dieta ou ter consequências na saúde.
“As comidas juninas alternativas, alimentos feitos sem glúten, lactose, trigo, entre outros, irão trazer benefícios às pessoas que possuem restrições alimentares. Num contexto geral a carga calórica é muito parecida, porém, por não conterem glúten, lactose e sem ingredientes de origem animal, se tornam acessíveis a uma quantidade maior de pessoas”, relata Jamile.
Ela esclarece que o maior benefício é deixar felizes as pessoas que possuem restrições alimentares. “É muito importante incluí-los nesses momentos festivos para manter a socialização e qualidade de vida”, disse.
VEJA MAIS
Ingredientes:
1 1/2 xicara de arroz
5 xícaras de água
1/2 xícara leite coco
1/2 xícara leite condensado sem lactose
1/2 xícara açúcar (opcional)
Canela em pó a gosto
Preparo:
- Cozinhar arroz na água até ficar macio e secar
- Adicionar leite de coco e leite codensado e misturar até homogeneizar
- Refrigerar até esfriar
- Servir finalizando com canela em pó a gosto
FONTE: CHEF IGOR NUNES
*Lucas Quirino (estagiário sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade)