MENU

BUSCA

Coleta de lixo não foi normalizada na Grande Belém

Prazo estabelecido pela Prefeitura de Belém para acabar com resíduos nas ruas nesta quinta-feira não foi cumprido

Redação integrada de O Liberal

A coleta de lixo na Grande Belém ainda não foi normalizada, como chegou a prever a Prefeitura de Belém para ontem, dia 6. Em bairros de Belém, o lixo acumulado foi visível.

Em Ananindeua, moradores relataram que faltava ser recolhido e em Marituba a coleta voltou a ser feita. No geral, o cenário de resíduos sólidos em vias públicas deixa alarmadas as famílias nos perímetros urbanos.

Em nota, a Prefeitura de Belém informou que cerca de 370 toneladas deixaram de ser recolhidas só durante a madrugada desta quinta-feira, 6, após mais um protesto na estrada de acesso ao Aterro de Marituba.

“Devido à obstrução, a coleta foi paralisada durante toda a noite de ontem, já que os caminhões coletores ficaram presos dentro do aterro e não puderam retornar para executar a coleta nos demais bairros da cidade. A intenção da Prefeitura era de regularizar o serviço nesta quinta, no entanto, qualquer alteração no acesso ao aterro reflete no trabalho e, consequentemente, na regularização da coleta. A prefeitura esclarece que apesar dos problemas registrados no acesso ao aterro, continua trabalhando no sentido de regularizar o serviço e que a coleta no município seja normalizada”, disse a nota.

No bairro da Marambaia, Maria Helena Souza, de 49 anos, moradora da área do Canal Água Cristal, entre Samaritano e Anchieta, disse que está profundamente descontente com a situação. “Esse lixo está aí desde a quinta-feira”, disse ela, indicando o canal. Ao longo do canal, havia vários monturos de lixo e na esquina com a Samaritano havia outra grande quantidade de resíduos sólidos acumulados.

No bairro do Telégrafo, uma moradora que preferiu não se identificar, na Avenida Djalma Dutra com a Rua do Una, destacou que nas ruas do bairro do Telégrafo só o que se vê é lixo acumulado.

Na Passagem Marilúcia, no bairro do Souza, havia lixo acumulado desde a quinta-feira da semana passada, segundo relatou um morador.

Em Ananindeua, o professor de Educação Física Rodrigo Nascimento informou que a coleta de lixo na rua em que mora, no Conjunto Cidade Nova 5, que acontece normalmente às segundas, quartas e sextas-feiras, foi completamente alterada. “Na semana passada, eles passaram só na segunda e nesta semana, agora, passaram na terça-feira. Ficamos com o lixo acumulado de quarta e de hoje”, completou.

Na área do Jardim América, também em Ananindeua, também era possível constatar o acúmulo de resíduos sólidos. Na Rua do Fio, em Marituba, uma moradora informou que somente ontem os caminhões de coleta voltaram a passar.

Um carro coletor de lixo avistado pelas moradores nessa via pública fez com que as pessoas corressem para entregar lixo ao pessoal da coleta. Nos bairros Decouville e Mirizal também havia quantidades não usuais de lixo à espera de coleta.

Belém