MENU

BUSCA

Círio 2022: Guarda de Nazaré e Diretoria da Festa realizam treinamento para a grande procissão

Durante o treinamento, foi realizada a revisão das estruturas metálicas que formam as estações da corda

O Liberal

Na manhã deste domingo, 28, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e Diretoria da Festa realizam a revisão das estruturas das estações que sustentam a corda do Círio e também desenvolvem o treinamento da guarda para a retomada das procissões presenciais da festividade.

dois anos sem procissão, devido à pandemia, o momento é de preparar a equipe da Guarda de Nazaré para diferentes situações que possam ter que enfrentar em meio à esperada multidão, durante as romarias. É o que o coordenador da Guarda de Nazaré, Renato Neves, destaca da ação realizada hoje:

"A gente faz esse treinamento todos os anos, mas, por causa da pandemia, nos dois últimos anos, a gente não fez. Hoje, estamos retomando esse trabalho e a proposta é simular situações que a gente encontra nas procissões para que os guardas sejam preparados".


 

Guarda teve aumento de mais de 200 integrantes este ano

O serviço da Guarda é responsável pelo isolamento da berlinda, o isolamento, atrelamento e desatrelamento das estações da corda, entre outras atividades. "Principalmente o trabalho realizado na estação 1, que exige muito cuidado por ser a estação da berlinda, e é o ponto onde, a partir o atrelamento, inicia-se o Círio", destaca Renato.

Participam do treinamento as equipes Atrelamento, Núcleo da Cabeça da Corda, Estações 5, 4, 3, 2, e 1, Núcleo da Berlinda e Retaguarda da Berlinda. Ao todo, a equipe é formada por cerca de dois mil guardas, sendo 262 formados apenas este ano, que, na avaliação de Renato, estão ansiosos para ter a primeira experiência como guarda de Nossa Senhora.

VEJA MAIS

TV Liberal lança Campanha "Círio 2022" para retorno presencial da Grande Romaria
Com o tema "Caminho de Reencontros", projeto aproxima público da festa maior dos paraenses

Eventos preparatórios ao Círio movimentam fiéis no final de semana
Na segunda (29), Missa do Envio mobilizará grupos de oração

Círio Solidário arrecada cestas básicas e presta serviços para população em Belém
Iniciativa atraiu moradores do bairro de Val-de-Cans neste sábado (27)

Além do Traslado e do Círio, no domingo, a festividade como um todo conta com 13 procissões, distribuídas ao londo dos 15 dias da quadra mariana, sendo uma delas estreante este ano: a procissão dos Carros de Promessas. "Nos anos anteriores nós fazíamos apenas o traslado dos carros para a CDP, sem a imagem peregrina, mas, este ano, virou procissão, então a gente vai fazer esse traslado com a presença da imagem".

A expectativa para a retomada das procissões do Círio é de aumento de público: "Com a ansiedade de dois anos sem Círio, a gente está esperando um aumento de 30% a 40% do número de participantes, de gente na rua, de fiéis que vêm para agradecer ou pedir alguma coisa", informa Renato.

 

Membros antigos e novos se unem em prol do trabalho

E para quem pretende se candidatar a Guarda de Nazaré para o Círios futuros, Renato orienta: "O curso de formação de guardas dura, geralmente, dois anos. Como a gente finalizou um curso agora, a previsão é que abram novas vagas só em 2024. Quando abrirem as inscrições, a gente divulga".

Renato acrescenta que o candidato também precisa ser apadrinhado por alguém que já faça parte da Guarda de Nazaré, por isso, a equipe se dispõe a receber candidatos a qualquer momento para fazer esse preparo espiritual mesmo antes da abertura de inscrições.

Um dos guardas mais antigos da equipe, o diácono Israel Martins, de 59 anos, realiza justamente este trabalho. Com uma experiência de 44 anos como Guarda de Nazaré, ele diz que a missão é orientar espiritualmente os novos servos:

"Eu tenho a função de orientação espiritual. Eu sou um dos seis diáconos que fazem esse trabalho. Eu busco trazer minha experiência para compartilhar com aqueles que estão entrando. A gente está aqui para ajudar a população e os romeiros para fazerem a procissão do modo mais tranquilo possível. É um trabalho por amor à Nossa Senhora e em cumprimento ao chamado de Jesus Cristo".

Para Eraldo Galvão, de 51 anos, estreante na Guarda de Nazaré, o treinamento está sendo um grande aprendizado: "A gente está aprendendo a fazer o atrelamento, a manter o isolamento para que as pessoas não passem para dentro das estações e tem todo um cuidado". Eraldo diz, ainda, que acredita ter recebio um chamado para servir como guarda, algo que ele já vinha tentando há muito tempo e conseguiu este ano.

O reitor da Basília de Nazaré, padre Assis, também participou do treinamento dando incentivo e bênção espiritual para todos, sobretudo os estreantes na Guarda: "A gente espera que todos estejam bem animados e com desejo de colaborar para que nós realizemos um dos Círios mais bonitos da história da nossa Arquidiocese".

Belém