MENU

BUSCA

Ciclistas denunciam 'estacionamento' em ciclofaixa da Pedreira, em Belém

Estacionar ou transitar em ciclovias ou ciclofaixas é considerado infração de trânsito grave

O Liberal

Ciclistas que circulam pelas ruas do bairro da Pedreira, em Belém, têm reclamado das dificuldades em trafegar pelas ciclofaixas, destinadas exclusivamente aos condutores de bicicletas. Diariamente, os relatos denunciam os desrespeitos por parte dos motoristas que estacionam os carros de maneira irregular nas ciclovias.

LEIA MAIS

Segundo o artigo 193 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), estacionar em ciclovias ou ciclofaixas é considerado infração grave, passível de punição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 195,23, além da remoção do veículo. De janeiro até 15 de agosto de 2021, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) registrou 147 autuações. Desse total, 97 multas por transitar e 50 por estacionar em ciclovia/ciclofaixa. 

Pará registrou quase 700 acidentes envolvendo bicicletas em 2020, aponta Detran
No Dia Nacional do Ciclista, grupos pendem por mais respeito e segurança no trânsito

Em nota, a Semob informou que mantém fiscalização diária na travessa Lomas Valentinas, entre a rua Antônio Everdosa e a avenida João Paulo II, na Pedreira. "Conforme Ordem de Serviço da Diretoria de Trânsito da SEMOB, a fiscalização ocorre de forma ostensiva por toda esta semana, na referida travessa. No trecho entre a Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, foram feitas várias autuações por estacionamento na ciclofaixa", concluiu o comunicado.

(Karoline Caldeira, estagiária sob a supervisão de Ana Carolina Matos, de O Liberal)

Belém