MENU

BUSCA

Chuvas no Pará: estado segue em alerta laranja para temporais e Belém amanhece alagada

Após a chuva que seguiu pela madrugada, a capital paraense despertou vendo pontos de alagamento e transtornos nesta sexta-feira (23/12)

Victor Furtado e Ana Laura Carvalho

Praticamente todo o estado do Pará está em alerta laranja — o segundo mais grave — para chuvas intensas, que devem ocorrer até o final da noite desta sexta-feira (23). A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que ainda aponta riscos de cortes na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e raios até as 23h59. Contudo, o alerta meteorológico pode ser prorrogado. Sair com guarda-chuva pode ser a recomendação do dia.

 

Belém encerrou a quinta-feira com chuva e amanheceu com o tempo fechado e frio, ainda com chuva forte durante a madrugada desta sexta-feira. Como o temporal que não deu trégua, várias ruas amanheceram com poças d'água fundas — que são um risco ao ocultar buracos — e pontos de alagamento. Para alguns moradores, o dia começou tendo de limpar a sujeira e lama trazidas com a chuva. Quem precisou sair de casa, pode ter enfrentado a necessidade de se molhar e meter o pé na água.

LEIA MAIS

Na avenida Conselheiro Furtado, no trecho entre a travessa 14 de Março e avenida Alcindo Cacela, vários motoristas tiveram de retornar porque era impossível seguir. Com isso, a capital, que está com muitos veículos nas ruas devido à movimentação de Natal, pode ter alguns momentos de trânsito intenso e isso pode exigir paciência de condutores e de quem está como passageiro, se deslocando para algum compromisso.


Um dos pontos críticos que amanheceram debaixo d’água foi a rua dos Pariquis, próximo do canal da travessa 14 de Março, bairro da Cremação. “Aqui qualquer chuvisco fica assim. Todo tempo é isso. Está no fundo desde a hora em que começou a chover ontem”, disse o aposentado Manoel Araújo, enquanto tentava atravessar a rua.

Ainda na rua dos Pariquis, outro morador aproveitou que a chuva amenizou para retirar água de dentro da casa usando um balde. Ele não quis gravar entrevista. No mesmo perímetro, uma mulher andava de galocha dentro da própria residência.

Belém