MENU

BUSCA

Chuvas de março na Grande Belém encheriam 142 vezes o Mangueirão; entenda

Cálculo foi feito levando em conta o volume de chuvas no mês e as dimensões atualizadas do estádio depois da última reforma em 2021

Camila Guimarães

O mês de março é o mais chuvoso de todo o período de inverno amazônico. Este ano, na Grande Belém, o volume de chuvas do mês chegou a 530 milímetros, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para ter ideia do que isso representa, o professor Dionísio Sá, a pedido do jornal O Liberal, fez um cálculo aproximado, tomando como base as dimensões do Mangueirão, e chegou à conclusão de que o volume de chuvas de março teria sido suficiente para encher o estádio 142 vezes.

VEJA MAIS

Vai chover? Veja como evitar acidentes com a rede elétrica dentro e fora de casa
O inverno amazônico causa fortes chuvas, ventanias, alagamento e possíveis quedas de galhos na fiação elétrica. Isso provocar curtos-circuitos e até acidentes. Confira algumas dicas que podem ajudar a preveni-los.

Entenda porque o trânsito de Belém fica caótico quando chove
Confira dicas para trafegar com segurança quando a chuva forte começa na Grande Belém e como evitar acidentes graves

Engenheiro dá dicas e orientações sobre dirigir em alagamentos
O ideal é nunca arriscar. Mas se não tiver jeito, há medidas para minimizar os danos e riscos

O professor de matemática levou em conta as medidas do estádio, segundo dados informados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), responsável pela condução das obras da última reforma do Mangueirão, em 2021. Também foi considerada a área sobre a qual houve a precipitação dos 530 milímetros de chuva de março.

Com os dados em mãos, o professor chegou ao resultado aproximado de que, em Belém, choveu 561,27 milhões de metros cúbicos de água no último mês, o suficiente para encher um espaço como o estádio do Mangueirão por aproximadamente 142 vezes. Ou 141,86, para ser mais exato.

Belém