MENU

BUSCA

Chuva forte em pleno verão alaga Belém e causa transtornos no trânsito

Cenas de alagamento foram verificadas em Belém

Eduardo Rocha

Era por volta das 19 horas desta terça-feira (16), quando Maria Oliveira chegou na entrada da passagem Osvaldo Coelho com a Avenida João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga. Mais uma vez, dona Maria teve de encarar um aguaceiro no acesso até sua casa por causa da chuva e a falta de drenagem eficiente no perímetro urbano em que reside. "O jeito é enfrentar a água, porque se for esperar escoar vai demorar muito", declarou a senhora antes de seguir andando pela área alagada.

A chuva forte do começo da noite desta terça gerou situações como a de dona Maria em outros pontos da cidade e deixou o trânsito lento na Avenida Almirante Barroso e corredores de tráfego da capital do Estado.

Na Avenida João Paulo II, perto do cruzamento com a Avenida Perimetral, além da Passagem Osvaldo Coelho foram inundadas as passagens Matilde, Elvira e Gaspar Dutra. Isso sem contar a própria pista da João Paulo II no cruzamento com essas quatro passagens, que novamente apresentou alagamento. A inundação fez com que condutores de veículos tivessem que organizar um desvio no local, pegando a pista no sentido inverso àquela inundada. Moradores jovens do perímetro voltaram a comparecer ao local inundado no afã de encontrar eventuais placas perdidas de carros para entregar aos condutores e, assim, ganhar um trocado pelo serviço.

As chuvas fortes no final de tarde e começo de noite, em Belém, vêm se repetindo nesta temporada de férias escolares, em contraste com o sol e calor fortes ao longo da manhã na capital do Estado.

Sufoco - Quem estava em casa e teve de sair à rua, em geral, valeu-se de sombrinhas. Mas, quem foi apanhado pela chuva em plena via pública ou descendo de ônibus e carros nos bairros da cidade, não teve opção a não ser andar ligeiro para se proteger da chuva em forma de pancada e depois de forma moderada entrando pela noite.

Na esquina da Travessa Lomas Valentinas com a Avenida Romulo Maiorana, no bairro do Marco, houve alagamento por conta de bueiro entupido perto da calçada do Bosque Rodrigues Alves. Situação semelhante foi verificada na Avenida Duque de Caxias com a Dr. Freitas, em frente ao Hangar, ainda no bairro do Marco, e também na Avenida Doca de Souza Franco, no bairro do Umarizal, no centro de Belém. 

No bairro da Cremação, a Rua dos Pariquis voltou a apresentar pontos de acúmulo de água da chuva. Dois deles foram nos cruzamentos com as travessas Quintino Bocaiuva e Rui Barbosa. Por conta da chuva, na rua Dr. Lopo de Castro, no Distrito de Icoaraci, ocorreu um acidente envolvendo cinco veículos, com somente danos materiais.

Belém