MENU

BUSCA

Chuva derruba forro e inunda Casa Dia em Belém; veja

A Casa Dia atende os portadores do vírus HIV que são tratados dentro da rede municipal de saúde

Redação Integrada

Um vídeo circula nas redes sociais, em Belém, mostrando uma situação de risco à saúde e praticamente a inviabilidade de atendimento médico e ambulatorial na Casa Dia, o Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas, da Prefeitura Municipal de Belém. O motivo é a forte chuva que caiu na capital paraense na tarde desta sexta-feira (3), provocando o alagamento de andares do prédio, a queda de parte do forro de um setor com leitos e muitos departamentos com a água dando no tornozelo de servidores municipais, pacientes e acompanhantes.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) enviou nota à redação integrada comunicando que já acionou a empresa de manutenção para fazer os reparos no Casa Dia em função dos transtornos causados pelas chuvas intensas, e ainda ressaltou que recente, o prédio passou por obras de melhorias na estrutura. De acordo com a Sesma, a Casa dia vai funcionar normalmente na segunda-feira (6), das 8h às 17h.

O prédio da Casa Dia fica na avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro do Telégrafo. A pessoa que registrou as imagens anda por vários espaços dentro da unidade de saúde, exibindo salas e corredores cheios d´água.

De acordo com a própria Sesma, a Casa Dia atende os portadores do vírus HIV que são tratados dentro da rede municipal de saúde, depois que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) detecta se o paciente é portador ou não do vírus, se o resultado é positivo, o portador de HIV é matriculado automaticamente na Casa. Ele recebe os medicamentos necessários para controlar a doença e acompanhamento médico e psicológico. Do total de 61 usuários cadastrados no Estado, 45 estão registrados e em atendimento no Casa Dia.

Belém