MENU

BUSCA

CEPC será reinaugurado hoje após reforma de dois anos

HISTÓRIA - Retomada do ano letivo será em casa nova para os alunos do Paes de Carvalho, depois de uma experiência acolhedora junto aos estudantes do Souza Franco

Redação Integrada de O Liberal

O Colégio Estadual Paes de Carvalho (CEPC), localizado na Praça da Bandeira, será reinaugurado nesta terça-feira, às 18h, com a presença do governador Helder Barbalho e da secretária de Estado de Educação, Leila Freire. Fundado em 28 de julho de 1841, a instituição pública de ensino mais antiga em funcionamento no País, que formou personalidades importantes da história e cultura paraense, passou por quase dois anos de reforma.

Iniciada em dezembro de 2017, a obra teve financiamento de R$ 2,5 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contemplou as 25 salas de aula e outros 40 espaços de convivência e pedagógicos, no prédio principal e nos anexos I e II, incluindo duas salas da Unidade Seduc na Escola (USE 3), banheiros, salão nobre, secretaria, arquivo, sala de espera, sala da direção, sala da coordenação pedagógica, sala de vídeo, laboratórios e quadra poliesportiva, entre outros.

Historicamente o prédio serve de vitrine para o estado, disse ontem a gestora da Unidade Seduc na Escola 2 (USE 2) Leila Braga, responsável pela execução do projeto. Ela destacou que pelo peso histórico do CEPC existe um apelo afetivo para que continue funcionando em perfeitas condições estruturais. "Claro que um conjunto de outras políticas públicas é necessário, mas a educação é o suporte", garantiu. "E o colégio vem com esse brilho na sua reinauguração".

A previsão inicial era que a reforma fosse concluída em junho de 2018. Em dezembro, depois de seis meses de atraso, os alunos realizaram protestos pedindo celeridade. Leila Braga afirmou que entrou na gestão da USE 2 em março deste ano e que, após a troca de governo, as obras foram tomadas como prioridade. Durante alguns meses os estudantes precisaram assistir às aulas e fazer provas sob poeira e muito barulho. No início do primeiro semestre de 2019, foram abrigados na Escola Estadual Visconde de Souza Franco, no bairro do Marco, dividindo o prédio com os anfitriões.

O diretor do Colégio Paes de Carvalho, Edmar Holanda, disse que foi uma experiência acolhedora e que os alunos do Souza Franco receberam os visitantes sem qualquer clima de rivalidade. Na última quinta-feira, 1, os alunos do CEPC visitaram a escola e participaram de um momento de apresentação e acolhimento, sendo orientados a zelar pelo patrimônio histórico. As aulas foram retomadas nesta segunda-feira.

Tanto para os estudantes quanto para o corpo docente, as expectativas para o segundo semestre são as melhores possíveis, ressaltou o diretor. "Depois de tanta luta, tantas mãos e mentes envolvidas, nós finalmente estamos recebendo uma escola em excelente nível", pontuou. "Agora nós esperamos reverter todo esse investimento em melhores resultados para os nossos alunos".

Belém