MENU

BUSCA

'Caso raro': brasileiro descobre órgãos do lado errado do corpo

'Situs Inversus', um jovem paulista de 23 anos tinha órgãos invertidos no tórax e abdômen

O Liberal

"Situs Inversus", o jovem paulista Alessandro Guerra Prudente, de 23 anos, descobriu no início deste ano que alguns de seus órgãos internos são invertidos, estão no "lado errado do corpo". O fígado e o baço já foram confirmados pela equipe médica, que suspeita e investiga se o caso de Alessandro é de "Situs Inversus Totalis", quando todos os órgãos localizados no tórax e no abdômen estão invertidos. O caso é consideraro raro na medicina e acontecimentos pelo mundo. As informações são do Portal Metrópoles.

O jovem se queixava a vida toda de sentir uma aceleração do lado direito do peito, ao tentar tratar um problema gástrico, Alessandro recebeu a notícia dos médicos de que têm importantes órgãos localizados no lado “errado” do corpo. O fígado na maioria dos casos está localizado no lado direito do abdômen, no caso de Alessandro, está no esquerdo. Já o baço, que deveria estar localizado no lado esquerdo, aparece nos exames de imagem, no lado direito. Por isso, Alessandro foi diagnosticado com "Situs Inversus", que acontece com apenas 0,1% da população no mundo.

“Nunca imaginaria que tinha nascido com os órgãos invertidos. Eu tinha problemas de gastrite e fiz um exame de ultrassom total para investigar. A médica não estava achando os órgãos onde eles deveriam estar. Quando falei que sentia uma aceleração do lado direito do peito, ela mudou a posição da máquina e viu o meu coração lá. Foi uma surpresa para todo mundo”, disse o estudante em entrevista.

O coordenador do Centro Cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês explicou em entrevista ao portal Metrópoles que os pacientes com a condição de  "Situs Inversus" não precisam passar por cirurgia para a inversão dos órgãos. É possível viver normalmente, sem alteração na qualidade de vida ou longevidade. “Caso seja submetido a algum procedimento cirúrgico torácico ou abdominal, por qualquer motivo, eles devem avisar a equipe médica sobre a inversão dos órgãos (para evitar erros)”, alertou.

Belém