MENU

BUSCA

Carreata no domingo dará início à festividade de Santa Maria de Belém

Serão oito dias de programação litúrgica e festiva na Catedral Metropolitana de Belém

Eduardo Rocha

A padroeira da capital paraense e da Arquidiocese de Belém será homenageada neste domingo (25), com uma carreata que sairá da frente da Catedral Metropolitana, no bairro da Cidade Velha, e seguirá pelas ruas dos bairros próximos. A programação marca o início da festividade em honra à Santa Maria de Belém, que este ano traz o tema "Maria de Belém, Estrela da Evangelização", e prossegue até 1º de setembro, dia dedicado à Santa. Serão oito dias de programação litúrgica e festiva na Catedral Metropolitana de Belém.

A carreata reunirá veículos de passeio, bugueiros e ciclistas. A estimativa é de que o cortejo chegue a quase dez quilômetros e retorne à Catedral de Belém por volta das 11h30. O itinerário prevê pontos de parada para que as igrejas localizadas no percurso também façam suas homenagens à santa.

Os veículos farão o seguinte trajeto: Dr. Assis, Almirante Tamandaré, Gama Abreu (com parada em frente à Igreja da Trindade), avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Alcindo Cacela (com outra parada em frente à Igreja de São Miguel), rua Fernando Guilhon, avenida Quintino Bocaiúva, Conselheiro Furtado e Serzêdelo Corrêa (com nova parada na Igreja de Santo Antônio).

Na sequência, o cortejo percorrerá a rua dos Timbiras, Roberto Camelier (parando na Igreja de Santa Terezinha), Honório José dos Santos, Pariquis (e nova parada na Igreja de Santa Luzia, no bairro do Jurunas), Breves, Cesário Alvim (parada na Igreja da Conceição) e Dr. Malcher, regressando à Catedral de Belém. Na chegada, o cura da Sé, cônego Roberto Cavalli, dará a bênção aos participantes junto à imagem de Santa Maria de Belém.

Abertura

À noite, às 19 horas, uma missa solene presidida pelo cônego dara início à Festividade de Santa Maria de Belém, com oito noites gastronômicas e temáticas - Noite dos Moradores e Ex-moradores do Bairro da Cidade Velha, Noite Paraense, Noite Libanesa, Noite Árabe, Noite Portuguesa, Noite Italiana e a Noite de Abaetetuba e Cametá. Funcionará também um arraial cultural, com apresentação de bandas musicais e grupos católicos.

A programação litúrgica e cultural da festividade também terá missas, novenas, peregrinações, procissões e shows com artistas regionais na Catedral Metropolitana de Belém e na praça Frei Caetano Brandão. No dia 1º de setembro haverá missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, seguida de procissão luminosa.

Belém