MENU

BUSCA

Carnaval 2023: saiba como se prevenir contra furtos e roubos na folia

Guarda Municipal repassa orientações a foliões; 1.200 homens atuarão na segurança de folições em Belém

Eduardo Rocha

Com a chegada do Carnaval 2023, muita gente cai na folia, ainda mais depois de dois anos sem a festa por causa da pandemia da covid-19. No entanto, todo cuidado é pouco para não ser vítima de furtos e roubos, crimes que costumam ser identificados durante a quadra momesca. O subinspetor chefe da Guarda Municipal de Belém, Élcio Vale, destaca algumas ações estratégicas para prevenir complicações para quem vai pular o Carnaval. Entre outros aspectos, os foliões devem estar atentos a como manusear objetos pessoais, em particular os aparelhos celulares. 

"A gente orienta que quem levar mochila deve evitar colocar nas costas mas colocar na frente do corpo. Objetos de uso pessoal, como relógio, cordão, também devem ser evitados no meio da multidão, mas caso sejam usados, a Guarda Municipal está pronta para proteger esse cidadão. Deve-se evitar colocar a bolsa feminina ao lado do corpo, mas, sim, na frente", destaca o subinspetor.

VEJA MAIS

Carnaval em Mosqueiro: Ministério Público discute medidas de segurança para a folia
Durante reunião realizada nesta terça-feira (14), representantes do MPPA, de órgãos de segurança e do poder judiciário discutiram ajustes para que o Carnaval ocorra dentro do planejado na ilha

Ônibus para Mosqueiro: frota ganha reforço para o período do Carnaval
De acordo com a Semob, o incremento da frota começa a partir do dia 17 de fevereiro

Carnaval com Cristo 2023 é realizado de 18 a 21 de fevereiro na Grande Belém
A programação será realizada por comunidades católicas, grupos e paróquias da Arquidiocese de Belém

Se for com celular, use no bolso dianteiro

Acerca dos celulares nos eventos carnavalescos, o guarda municipal afirma que deve prevalecer o uso normal no bolso. "Existem algumas pessoas que gostam de usar celular atualmente em umas bolsas, então, deve-se evitar esse tipo de bolsa, e, sim, colocar o celular no bolso dianteiro (na frente do corpo), e sempre com atenção". 

Cuidado com os descuidistas!

Os chamados descuidistas, ladrões que agem justamente na falta de atenção dos foliões, merecem também atenção por parte de quem vai para o Carnaval. "No Carnaval tem, logicamente, a aglomeração, mas a gente orienta que as pessoas ao observarem a concentração muito grande de foliões em um local que procurem se afastar um pouquinho, porque, mesmo colocando na frente do corpo os objetos pessoais, os descuidistas, às vezes, levam os pertences da pessoa sem ela perceber, se aproveitando dessas aglomerações; então, evitar ao máximo estar em local muito aglomerado", pontua Élcio Vale.

O subinspetor enfatiza que jamais o folião deve reagir a um assalto. "Jamais reagir a assalto; a vida é muito mais importante que qualquer bem material; em caso de assalto, os agentes da Guarda Municipal estarão por perto dos foliões e vão orientar essa pessoa a se conduzir a uma Delegacia de Polícia e em qualquer outro tipo de encaminhamento; nossos agentes estão com equipamentos, viaturas em todos os distritos de Belém e na Aldeia Amazônica e orientados a auxiilar pessoas vítimas de assalto.

Hospedagens estão até 85% ocupadas em destinos típicos do Carnaval
Cidades como Salinópolis, Cametá e Vigia devem receber muitos turistas neste fim de semana

Carnaval: veja o que abre e fecha em Belém durante a folia
Os shopping centers também deverão operar em horário normal

Carnaval 2023: Pará terá mais de 79 mil passageiros em aeroportos
Levantamento da Infraero indica intensa movimentação em Belém, Carajás, Altamira, Marabá e Santarém

Não aceitar bebidas de terceiros

A orientação é que a pessoa consuma bebida alcoólica com moderação. Também é indicado evitar estar com garrafas ou copos de vidro ou qualquer outro material que possa causar lesão e consumir com moderação. Deve-se evitar receber bebidas de desconhecidos, já que pode ser colocado algum tipo de droga no copo.

No caso de uma pessoa estar sofrendo uma situação de importunação sexual, deve-se de imediato procurar por agentes da Guarda Municipal. "Eles estarão nos pontos de festa, de concentração; é fundamental que o cidadão que vai para o Carnaval que ele vá tranquilo, que evite o consumo excessivo de álcool, e é bom andar em parceria com conhecidos", destaca Élcio Vale.  A Guarda Municipal vai contar com um efetivo de 1.200 servidores em sistema de revezamento na Operação Carnaval.

Dicas para se prevenir de furtos e roubos no Carnaval:

  • Portar mochilas e objetos pessoais na frente do corpo
  • Levar celular no bolso
  • Evitar grandes aglomerações de pessoas 
  • Não aceitar bebidas de estranhos
  • Acionar guardas municipais em caso de importunação sexual
Belém