MENU

BUSCA

Caminhada exalta protagonismo de cidadãos com Síndrome de Down

Evento celebrou a mobilização de pais e profissionais pela socialização de crianças e adultos

Eduardo Rocha

Um encontro de famílias e profissionais que atuam na socialização de cidadãos com Síndrome de Down foi realizado na manhã deste domingo (19), na Praça Batista Campos, no centro de Belém, e serviu para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de serem garantidos os direitos dessas pessoas ainda discriminadas no meio social. A "9ª Caminhada Down Belém", reunindo instituições de municípios paraenses, integra as ações globais relativas ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. 

VEJA MAIS

Para se modificar esse quadro, a disseminação de informação é fundamental, no sentido de mostrar essas pessoas, "deixar eles organizarem as ações". "Essa caminhada foi organizada por eles; nós, da universidade, os pais, estávamos apenas orientando; no evento como um todo, eram eles que estavam falando, apresentando as atividades, dançando, mostrando tudo da programação; o tema deste ano é 'Conosco, não por nós', eles têm que fazer", concluiu.

O pedagogo Luiz Gonzaga levou o filho Luiz Otávio Araújo, de 9 anos. Eles moram em Castanhal e integram a Associação de mãos dadas Cromossomos 21 (Assdownc). "Quanto mais inserir as pessoas com Síndrome de Down nesses eventos que trazem todos para cá, todo mundo junto, melhor; quanto mais interação, participação, melhor", disse Luiz Gonzaga.

Belém