MENU

BUSCA

'Bem-estar da população' definirá realização do Círio 2020, dizem organizadores

Segundo Diretoria da Festa, decisão só será tomada após avaliação da conjuntura causada pela pandemia

Redação Integrada

A decisão sobre a realização do Círio de Nazaré este ano só será tomada após avaliação, nos próximos meses, da conjuntura causada pelo novo coronavírus. É o que diz um comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira (8) pela Diretoria da Festa de Nazaré.

No comunicado, a diretoria diz que "o bem-estar da população" será o norte para qualquer decisão sobre o assunto. "A decisão priorizará o bem-estar, a saúde e a segurança de toda a população, católica ou não, devota ou não de Nossa Senhora de Nazaré. A Diretoria da Festa de Nazaré tornará pública qualquer decisão tão logo ela seja efetivamente tomada."

Segundo a diretoria, "todas as alternativas e possibilidades serão estudadas no momento oportuno, em reunião conjunta com os vários agentes envolvidos no evento: Arquidiocese de Belém, Paróquia de Nazaré, Diretoria da Festa, Governo do Estado, Prefeitura de Belém, órgãos de saúde e segurança pública, MPF, MPE, entre outros."

O comunicado foi divulgado em resposta às muitas especulações que vêm sendo veiculadas nas redes sociais a respeito do Círio 2020. "Não há, até o momento, qualquer deliberação sobre o assunto", afirma a DFN. "O momento não é de polêmicas, ou de acreditar em notícias falsas e descompromissadas com a dor e a fé do povo do Pará. O momento é, isto sim, de fraternidade e luta pelo controle da pandemia."

Confira o comunicado na íntegra: 

"Em razão da circulação de notícias inverídicas a respeito do suposto cancelamento do Círio 2020, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) esclarece que não há, até o momento, qualquer deliberação sobre o assunto.

Esclarece ainda, dada a grande relevância do tema, que todas as alternativas e possibilidades serão estudadas no momento oportuno, em reunião conjunta com os vários agentes envolvidos no evento: Arquidiocese de Belém, Paróquia de Nazaré, Diretoria da Festa, Governo do Estado, Prefeitura de Belém, órgãos de saúde e segurança pública, MPF, MPE, entre outros.

Estamos certos de que, juntos e irmanados, estabeleceremos em consenso a solução mais adequada para o Círio de Nazaré, festa religiosa de grandeza ímpar que faz parte da identidade do povo paraense.

A decisão priorizará o bem estar,  a saúde e a segurança de toda a população, católica ou não, devota ou não de Nossa Senhora de Nazaré, eis que todos, indistintamente, são merecedores dos nossos cuidados e da nossa atenção.

O momento não é de polêmicas, ou de acreditar em notícias falsas e descompromissadas com a dor e a fé do povo do Pará. O momento é, isto sim, de fraternidade e luta pelo controle da pandemia.

A Diretoria da Festa de Nazaré reafirma seu compromisso com a verdade e com a sua missão institucional, assegurando que tornará pública qualquer decisão tão logo ela seja efetivamente tomada, para o que contará uma vez mais com o imprescindível apoio da imprensa.

Nossos votos e nossas orações seguem firmes pela saúde de todos, com a graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora de Nazaré, a Rainha da Amazônia."

 

Belém