MENU

BUSCA

Belém vacina contra covid-19, influenza e sarampo neste final de semana

Ações de imunização serão realizadas nos dias 2 e 3 de julho na Aldeia Cabana, praça da República e praça São Domingos de Gusmão

Gabriel Pires

Nos dias 2 e 3 de julho, Belém terá vacinas contra covid-19, sarampo e influenza em três pontos de imunização, localizados na Aldeia Cabana Davi Miguel, no bairro da Pedreira; na praça da República, no bairro da Campina; e na praça São Domingos de Gusmão, na Terra Firme. Em todos os locais, o horário de atendimento é das 8h às 13h.

VEJA MAIS

Belém vacina pessoas de 6 meses de idade contra gripe e mantém campanha contra covid-19 e sarampo
Imunização é feita nas UBS, shopping centers e faculdades, em horários diferenciados

Quarta dose contra a covid-19: Governo baixa para 40 anos idade para a vacinação
Saúde divulga que mais de 110 milhões de doses deixaram de ser aplicadas, diz Saúde

No sábado (2), as vacinas estarão disponíveis na Aldeia Cabana, que funcionará em sistema de drive-thru, além da praça da República, onde o ônibus da vacina vai estar estacionado. Já no domingo (3), a imunização será na praça São Domingos de Gusmão, na Terra Firme, que também contará com o ônibus da vacina.

O reforço da vacinação aos fins de semana faz parte do programa Belém Vacinada, cujo objetivo é facilitar o acesso às vacinas, além de aumentar o número de pessoas vacinadas nas três campanhas de imunização, aumentando a cobertura vacinal para o público-alvo em cada campanha, conforme explica a prefeitura.

Público alvo

Covid-19

Podem se vacinar crianças, jovens, adultos e idosos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.

A dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Além dos imunocomprometidos, também podem receber as doses de reforço as pessoas (com 40 anos ou mais), os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).

Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.

Influenza

desde o último dia 26 de junho, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ampliou o público para avançar ainda mais na cobertura vacinal. Os grupos são: crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e da educação (das redes pública e privada), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência, além de indígenas e idosos.

Também são grupos prioritários para vacinação contra Influenza os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Sarampo

Será voltada para todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Documentos necessários para vacinação 

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição. Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, Victor Furtado)

Belém