MENU

BUSCA

Belém entra em alerta laranja com chuvas fortes e riscos de alagamentos

A capital entrou em alerta meteorológico grau laranja às 10h desta terça-feira (22). A cor indica que as chuvas previstas para a região são perigosas e podem causar inundações e alagamentos

O Liberal

Belém entrou em alerta meteorológico grau laranja às 10h desta terça-feira, 22. A cor indica que as chuvas previstas para a região são perigosas e podem causar inundações e alagamentos. O alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e propagado pela Prefeitura de Belém, por meio da Comissão de Defesa Civil Municipal, tem validade até às 10h de quarta-feira, 23 de março. Os alertas meteorológicos são divulgados nas redes sociais da Defesa Civil de Belém sempre que emitidos pelo Inmet.


VEJA MAIS

Chuvas causam estragos em várias regiões do Pará; vídeo
Alagamentos e deslizamentos foram registrados em Santarém, Parauapebas e Castanhal. Defesa Civil e meteorologia mantêm alerta laranja em parte do Estado

Para os próximos dias estão previstas pancadas de chuva e trovoadas isoladas na capital paraense. De acordo com a análise do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, ao longo da semana, os volumes de chuva devem ser expressivos em algumas localidades, podendo superar a média histórica para este período. 

A Comissão de Defesa Civil de Belém disse que orienta a pedestres e condutores que, durante a chuva, não se abriguem ou estacione veículos nas proximidades de árvores ou placas de propaganda, pois há risco de queda durante rajadas de vento.

"O ideal é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, deve-se ligar para o Centro Integrado de Operações (Ciop) por meio do 190", explicou a Comissão de Defesa Civil de Belém.

Marés 

A tábua de marés é produzida pela Marinha do Brasil e, diariamente, divulgada pela Defesa Civil de Belém, em suas redes sociais. 


É importante ressaltar que a preamar indicada pode ser ainda maior caso ocorra a coincidência de seu pico com a incidência de chuvas na região.

"Não há, porém, como informar se o horário da chuva irá coincidir com o da maré alta", finalizou a Defesa Civil.

Belém